12 julho 2020

Da amizade, dos livros e das cartas entre amigos


“… e… Aí está ele! O livro dos dois amigos, dos dois grandes nomes da língua portuguesa, que se queriam bem, que te tudo conversavam e que marcaram o séc. XX com os seus talentos…”

Excerto da introdução ao livro, escrita por Paloma Amado, filha do escritor.


“Esta mensagem vai na letra gorda para que não se perca nos azares da transmissão nem um só sinal da nossa amizade, deste carinho tão bonito que veio enriquecer de um sentimento fraterno uma relação nascida tarde, mas que, em lealdade e generosidade, pede meças à melhor que por aí se encontre. José Saramago”

(Jorge Amado veio a assinar também mais tarde, esta declaração, chamemos-lhe assim, de amizade)

“Desta Ilha de Lanzarote, com o mar por meio, mas com braços tão longos que alcançam a Bahía, nós e os mais que cá estão, parentes e amigos, admiradores todos, vos enviamos muito saudar e votos valentes contra as coisas negativas da vida. José e Pilar”

“Pena que vossa viagem para São Paulo tenha sido suspensa. Já estávamos enfeitando de alegria a casa do Rio Vermelho para vos receber. Jorge e Zélia”

(excertos do livro em apreço)

---------------------- // ------------------------

A amizade verdadeira é algo de muito bonito e intemporal. Este livro de troca de correspondência entre José Saramago e Jorge Amado, é um exemplo vivo disso mesmo. Estou a lê-lo com um prazer imenso! A beleza das palavras de ambos os escritores, está presente em cada linha, cada palavra, cada carta...

Obrigada à minha amiga Margarida (Ana de seu verdadeiro nome), que mo ofereceu sem motivo ou, pelo contrário, com um motivo muito forte, a celebração da amizade.

(Ps- o nome Margarida, é uma private joke entre nós)

1 comentário:

Anónimo disse...

IOS TVG-1 and M.A.H.S.2 vs. M.A.H.S.2
IMDb: IOS TVG-1 and M.A.H.S.2 youtube downloader vs. M.A.H.S.2 vs. M.A.H.S.2.1 worrione vs. youtube to mp3 M.A.H.S.2: MOST.