13 outubro 2008

Fim-de-semana pombalino

Este fim de semana, dedicámo-nos ao Marquês de Pombal e à sua propriedade em Oeiras. No sábado, caminhada de 9km pela antiga Quinta de Cima do Palácio de Oeiras (actual Estação Agronómica Nacional). No Domingo, visita ao Palácio de Oeiras e jardins envolventes. Na Quinta, caminhámos por terrenos férteis à beira de oliveiras, loureiros e árvores de frutos, caminhámos entre os vinhedos, passámos por baixo de aquedutos e por cima de pontes, avistámos bois, porcos, burros e cavalos.











Ouvimos histórias de produção da seda, dos seus bichos e da casa vermelha. No cimo impera o torreão da Casa da Manteiga e cá em baixo a lindíssima Casa da Pesca. Esta Quinta que em termos estéticos, obedece a uma quase rigorosa concepção geométrica, era praticamente auto-suficiente: produtos hortícolas, cereais, azeite, vinho, fruta leite e derivados, carne e mesmo pesca (é atravessada pela ribeira da Lage) e ainda a produção de seda. E claro o lazer estava sempre presente, com áreas ajardinadas e recantos deliciosos para descanso das damas e jogos dos nobres.

O palácio, que hoje está despojado do seu mobiliário original, tem salas lindíssimas com tectos elaborados, que nos contam histórias reais e imaginárias. Os azulejos imperam por todo lado, nas salas, nos corredores, nas escadas. Gostei da Sala da Concórdia, com o estuque numa imitação perfeita de madeira e mármore. A capela de estilo predominantemente barroco é, apesar disso, agradável à vista, com as suas paredes de tons rosa e azul suaves, as adoráveis pequenas galerias e a varanda do coro, tudo de forma harmoniosa e integrada. Os jardins de concepção agradável, pouco exagerada, dominados pela Cascata dos Poetas, alternam entre os espaços abertos e os recantos próprios à leitura e ao descanso.



E foi assim um tempo óptimo, entre o exercício físico, a beleza natural e arquitectónica do lugar e o recordar da história de Sebastião José de Carvalho e Mello, mui digno Marquês de Pombal!

5 comentários:

Suzi disse...

Pombas! E eu fiquei em casa...

MTOCAS disse...

que maravilha!!!!
amei a aula de Historia:-) bem documentada com fotografias !!!
estou a ver que juntou o útil ao agradável!!!
os meus parabéns !! Baterias carregadas para mais uma semana !! :-)
beijinho

Luís F. disse...

Reconheci duas pessoas nas fotos... eh eh eh eh

Aqui tão perto e tanto por conhecer, é o que me ocorre dizer...

até rimei! :)

Leandro Neres disse...

Oi, vi teu comentário no blog da Suzi e vim conhecer a casa, rsrs
Abs
Leandro

SC disse...

Aqui tão perto e nunca lá fui! (vergonha)
Vou guardar a ideia. :)