08 março 2007

Inevitavelmente....

Dia Internacional da Mulher - Porquê o dia 8 de Março ?



Era uma vez uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, onde no dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias entraram em greve, ocupando a fábrica, tendo como objectivo a redução de um horário de trabalho de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, ficaram fechadas na fábrica em questão, onde, entretanto, deflagrou um incêndio. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido (em homenagem àquelas mulheres e a outras que nos anos seguintes continuaram a manifestar-se,) comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tornou-se uma realidade por todo o Mundo.

A celebração deste dia pretende, entre outros, restabelecer a dignidade da mulher, levando a uma tomada de consciência do valor da mesma enquanto pessoa, perceber o seu papel na Sociedade, contestar e corrigir preconceitos e limites que sempre lhe foram impostos.

Hoje em dia, apesar da evolução da situação, há Países onde a dignidade da Mulher continua a ser espezinhada e mesmo nos Países ditos civilizados, continuam a verificar-se descriminações e episódio degradantes.

Apesar de não ser uma adepta por aí além dos dias internacionais disto e daquilo, penso que existem matérias onde os mesmos continuam a justificar-se. Esta é uma delas!

13 comentários:

marta r disse...

Tenho algumas dúvidas sobre o alcance prático deste dia. Mas, pronto, vale pelo lado simbólico. E por fazer lembrar algumas (muitas) injustiças que ainda se cometem pelo mundo fora...

Miss Alcor disse...

Este dia pode servir realmente para lembrar injustiças e atrocidades que se vão cometendo em nome de um ser que se julga superior! Mas não sei até que ponto é que alcança o seu verdadeiro propósito!

susana disse...

também tenho muitas reticências em relação à comemoração deste dia. tudo bem que se vai falar das injustiças e das disparidades, mas fica sempre a sensação que amanhã tudo continuará igual...

Anónimo disse...

Eu confesso que acho o dia um bocado machista. Será necessário comemorarmos a nossa condição de mulheres?

Se reclamamos o direito à igualdade, então tb deveria haver um Dia do Homem não? :)

Unknown disse...

Depois de ter terminado com o "Postaias da Novalis" para me dedicar mais à astrologia, tenho aproveitado este tempo para desenvolver mais os conceitos evolutivos dos signos do zodíaco, como base elementar desta nossa reencarnação.

Aqui fica o convite para conhecer melhor o signo onde está o seu sol de nascimento, assim como o dos seus familiares e amigos.

Copie-os para o word, para melhor poder reflectir sobre o signo mais importante do do seu zodíaco.

Agradeço comentários no sentido de melhorar os textos, aprofundando-os.

Um abraço,

António Rosa

Anónimo disse...

Para a BOLAXAMARIA.

E então o homem teria um dia para reclamar que direitos????

Acha que são poucos os que já temos?
ainda precisamos de mais direitos?

Ora ora, não se trata de machismos (isso são invenções da comunicação social)não se comemora o dia por ser mulher ,mas para lembrar as diferenças, que nestes dois ulimos anos se detriorou de novo)
Esta BOLAXA anda distraída da realidade, não acham?

O problema das mulheres é que não se ajudam a elas próprias.

Anónimo disse...

Países onde a dignidade da mulher continua espezinhada?

assim como quem não quer a coisa, estou a lembrar-me de um:

o nosso.

Anónimo disse...

Também tenho algumas reticências sobre a utilidade prática destes dias internacionais a propósito disto e daquilo. Dou-lhe o beneficio da dúvida pelo seu simbolismo e por nunca ser demais lembrar que ainda há muito a fazer para que as mulheres gozem de uma real igualdade de oportunidades e direitos.

Luís F disse...

Um cliché: Que todos os dias sejam dias da mulher e do homem e que a igualdade seja uma realidade e não uma miragem… Este dia, sinceramente, não me parece que sirva para alguma coisa.

Anónimo disse...

O problem é que as mulheres...ou melhor um monte de parvas feministas, querem igualdade com os homens; mas isso interessa a quem? livra!!!

Anónimo disse...

atenção: ANÓNIMO MACHISTA NO PEDAÇO... (ver comentário acima)

ÓH seu palerma,mas quem quer ser igual aos homens, ...com pêlos no nariz e nos ouvidos???? (ai que bom...)

Seu bocado de asco que nem coragem tem de assinar o nome, aposto que com a namorada ou mulher, " pia " fininho. É sempre assim, frustados e acagaçados é que falam assim.

Suzi disse...

Para nós, que já não sofremos preconceitos, perseguições, vedações de direitos, o Dia serve para ganhar beijinhos, presentes e parabéns.

Para mulheres como Nasrin Afzali... hoje é mais um dia de luta.

:o\

João Silva disse...

Não sabia o porquê da data especifica. Agradeço a informação...já aprendi qualquer coisa hoje!