06 março 2007

Farol na falésia


Hoje recebi um daqueles e-mails com muitas fotografias. Uma delas era esta.

Gostava de viver num farol!
Ter uma imensidão de mar pela frente, sentir a força do vento nos dias de tempestade e ver a luz brilhante sempre alerta.
Autentica sentinela, sempre de vigia, o farol avisa aqueles que andam no mar, guiando-os por águas seguras.
Quando era miúda e lia Enid Blyton, imaginava mil aventuras vividas perto de um farol. Mais tarde “Jamaica Inn” e “Rebecca”, pelas inúmeras referências a naufrágios provocados, traziam de volta a necessidade absoluta da sua existência.
Hoje em dia quando tenho a oportunidade de visitar um farol, continuo a encontrar lugares mágicos e misteriosos, a fazer voar a imaginação.

13 comentários:

asdrubal tudo bem disse...

Acho que é na corunha há um farol que aluga dois ou três quartos. é uma boa maneira de viveres as tuas aventuras imaginárias.

Anónimo disse...

Não te acompanho na tua fantasia de viver num farol, mas partilho o teu fascínio por eles. Fizeste-me recordar as Aventuras dos Cinco. As viagens que eu fiz ao ler e reler aqueles livros! Será que os miúdos de hoje ainda lêem "Os Cinco"?

marta r disse...

Pronto, fiquei nostálgica!

Miss Alcor disse...

Uma das minhas viagens de sonho é ir à Cornualha e ficar a dormir num farol!

As Aventuras dos "5" ainda hoje continuam a ser as minhas favoritas. Aliás, foi apenas à 2 anos que finalmente consegui completar a minha colecção! "Os Cinco nos Rochedos do Demónio" é uma das mais bonitas!

Bons velhos tempos! Obrigada por me ajudares a evocar estas boas memórias!

susana disse...

um farol é mesmo um local mágico e cheio de mistério

Mocho_ao_Luar disse...

No verão deve ser bom: com o fresco do mar e o barulho das ondas para nos embalar! agora no inverno...acho que preferia uma casa no campo!:)

bjs

João Silva disse...

E sabes que farol é esse??? S. Pedro de moel..a 10 minutos da minha casinha (marinha grande!
Passo lá com frequência para "lavar a alma"! É uma zona de paisagens de cortar a respiração!

faz uma busca de imagens no google apenas com "S pedro de Moel" e vais ver algumas belas imagens.

João Silva disse...

ps: a falésia rochosa mais à esquerda na fota é o "penedo da saudade" que dá o nome ao "farol do penedo da saudade".
Há um pequeno caminho que permite passar do farol até à ponta da falésia e aí parece que estamos já mais dentro do mar que em terra.

Custódia C. disse...

João
Obrigado pela informação. Nunca fui a S. Pedro de Moel, embora já tenha estado na Marinha Grande. Está na altura de fazer uma visita.
As tuas referências deixaram-me entusiasmada.

Suzi disse...

Vinicius cantava "Passar uma tarde em Itapoã / Ao sol que arde em Itapoã / Ouvindo o mar de Itapoã / Falar de amor em Itapoã..."
Na praia de Itapoã, na Bahia, há um farol. Quando estive lá, passei a tarde, senti o sol arder, ouvi o mar e esperei anoitecer, pra falar de amor, em Itapoã, banhada com a luz daquele farol.
Mesmo hoje, continuo a imaginar quem vive dentro do farol. E viajo na imaginação infantil.
Acho que essa coisa de ser criança anda me perseguindo, estes dias!
;o)

Luís F disse...

Que bem... viver num farol é uma ideia bem romântica. Gostei!!

1entre1000's disse...

tem graça a caminho do escritório passo diariamente por um farol e penso imensas vezes: gostava de viver ali... de facto tem uma certa magia um farol ...

triss disse...

Que saudades das Aventuras dos Cinco!

E S. Pedro de Moel é uma zona linda!