30 dezembro 2009

Na Regaleira, entre a chuva e uns parcos raios de sol










Fotos minhas de hoje. Em Sintra mais uma vez!

A Quinta da Regaleira tornou-se para mim num local de romagem obrigatória, pelo menos duas vezes por ano. Uma na Primavera e outra no Inverno. O espaço é de uma beleza de tirar a respiração. Hoje mesmo com chuva não fugiu à regra. Passei lá umas horas de descontracção absoluta entre caminhadas, leituras e almoço tardio na esplanada local (sim, a chuva concedeu meia hora de pausa, que deu para uma tosta e um chá a rigor). Adorável, simplesmente!

29 dezembro 2009

De volta à cidade



Fotos minhas, de hoje ( O MUDE e as Escadinhas de S.Cristóvão)

Hoje comecei ali no MUDE e continuei pelas Escadinhas de S. Cristóvão e fui subindo, subindo até ao Castelo. Depois andei pela Graça, pela Mouraria e por Alfama. Almocei umas iscas numa tasca, ali para os lados da Sé. Desci a à Baixa, subi até ao Chiado. Andava uma multidão louca num turbilhão de compras. Será que me enganei e o Natal ainda não chegou? Coisa tão estranha….. Mesmo com chuva, Lisboa é sempre uma cidade fantástica.

24 dezembro 2009

Feliz Natal

O meu presépio

Ao celebrar-se o nascimento do Menino celebramos também o renascer da esperança. Esperança em melhores dias, esperança em melhores momentos...
Feliz Natal!

21 dezembro 2009

Solstício de Inverno

Foto minha – Parque de Fontainebleau Dez 08
É o dia mais curto do ano. A chuva e o frio marcam presença. Mas também o cheiro das lareiras, o sabor do bolo-rei e das filhós, a azáfama das Festas e alguns dias de liberdade em perspectiva…

04 dezembro 2009

Conto


Este foi um trabalho para a disciplina de francês, da minha sobrinha C, que tem 12 anos e que quer ser escritora. O tema era o suspense, sendo necessário criar uma curta história sobre o mesmo, com um desfecho de alguma forma surpreendente. Teve 19 (em 20)! A tradução é aqui da tata, por isso desculpem qualquer coisinha….

“Porque será que está ali ? Que terá ele feito ? O mundo é esquisito mesmo. Apercebeu-se disso, há pouco. Tem calor, demasiado calor para que seja uma coisa natural. Está ali, sozinho, completamente desamparado. Está escuro, ninguém consegue vê-lo, nem ouvi-lo. Por momentos parece ouvir vozes, bastante longínquas. Mas consegue ouvi-las, quase como uma ligeira brisa de Outono. Tem medo, mesmo sabendo que ali, onde está, não arrisca nada. Sente-se por várias vezes, como um passarinho numa gaiola. Percebe que se aproxima a sua hora decisiva, que vai tocar em breve. É todo o seu futuro, toda a sua sorte que está em jogo. A dor atravessa-lhe o corpo, oprime-o cada vez mais. Sente-a por ele e por outra pessoa.
De súbito .... uma luz pálida atinge-o violentamente e sente-se puxado por duas mãos. Um grito ecoa no hospital ... acabaram de lhe cortar o cordão umbilical.

Título do conto: “O Cordão” (título este, que ela colocou intencionalmente no final do texto…)

Tenham um bom fim-de-semana!

02 dezembro 2009

Ainda sobre o Sagitário...


… e para colocar as coisas nos seus devidos lugares, convém também dizer que o Sagitário é, entre outras coisas, justo, generoso, leal, nada materialista, gosta de lutar por boas causas, perdoa com enorme facilidade e quase desconhece o significado da palavra rancor!

01 dezembro 2009

Em dia feriado e de aniversário!

Sagitário é assim mesmo, adora aniversários! Tanto que até interrompe a interrupção (!?!) só para falar disso. Sim somos vaidosos, sim adoramos ser mimados, sim gostamos de ser o centro das atenções, não, não somos nada modestos e sim adoramos receber presentes. Eu adorei os meus presentes de aniversário. Os que estão na foto e os que não estão! E agora chega, que tenho que ir começar a ler um dos meus livros novos….

18 novembro 2009

Suspenso temporariamente

Foto minha – Praia do Magoito (Out 08)

A falta de tempo leva-me a uma súbita preguiça bloguista. Por isso decidi auto suspender-me temporariamente. Até breve….

13 novembro 2009

Flores para uma parede

Foto minha - Lisboa Out 09

Ao subir as Escadinhas de S. Cristovão, há um momento em que olho para trás e dou de caras com esta composição. Lá em cima numa parede, uma jarra em forma de perna feminina, generosamente enfeitada com um ramalhete de flores, não sei se de plástico se de papel, num colorido combinado com o azulejo e a caixilharia das janelas. Apesar de insólito, o conjunto apresenta uma forte componente estética e sugere um cuidado de artista. Gostei!

Tenham um bom fim-de-semana!

10 novembro 2009

Vintage ou nem por isso?


Diz-me o Google que os habitantes da Rua Sésamo fazem hoje 40 anos. Cá pela Lusitânia chegaram no final dos anos oitenta. O meu filho adorava-os e, reconheço, eu também! O imaginário daquele rua, ficou-nos para sempre no coração…

09 novembro 2009

Dos presentes e das surpresas


Não sei se é coisa de sagitário, mas eu gosto tanto de dar como de receber presentes. E então se dar, faz alguém feliz assim, o meu dia está ganho, mesmo sendo uma segunda-feira daquelas !!!

06 novembro 2009

Arte na rua

Foto minha (Lisboa Out 09)

Algures numa parede em Alfama, dei de caras com este mural popular que achei delicioso.

Tenham um bom fim-de-semana!

03 novembro 2009

Um polvo com muitos tentáculos

Pergunto-me, qual será o sector da economia nacional que não terá sofrido subornos por parte deste “polvo”. Decididamente ele há gente muito versátil, polivalente, abrangente, sei lá que mais …

À espreita na cidade



Fotos minha ( Lisboa Out 09)


É uma das coisas que mais gosto de fazer, quando em demanda pela cidade. Espreitar! Na portada de um solar, na sombra de uma varanda ou do alto de uma escada. Há sempre uma imagem surpreendente ou uma visão deslumbrante à minha espera…

02 novembro 2009

Música às 2ªs!

White as snow – U2
Em escuta aqui.

Where I came from there were no hills at all
The land was flat, the highways straight and wide
My brother and I would drive for hours
Like years instead of days
Our faces as pale as the dirty snow

Once I knew there was a love divine
Then came a time I thought it knew me not
Who can forgive forgiveness where forgiveness is not
Only the lamb as white as snow

And the water, it was icy
As it washed over me
And the moon shone above me

Now this dry ground it bears no fruit at all
Only poppies laugh under the crescent moon
The road refuses strangers
The land the seeds we sow
Where might we find the lamb as white as snow

As boys we would go hunting in the woods
To sleep the night shooting out the stars
Now the wolves are every passing stranger
Every face we cannot know
If only a heart could be as white as snow
If only a heart could be as white as snow

30 outubro 2009

Frutos vermelhos

Hoje deram-me uma romã. Obrigado F. Romãs e castanhas os frutos perfeitos para entrar em Novembro.

Com magia ou sem ela (é tempo de Halloween), tenham um bom fim-de-semana!

29 outubro 2009

Em dia não (que também tenho direito)

Diz-me um colega meu: “... já estou naquela idade de fazer só o que me apetece…”.
Tendo em conta que eu tenho um ano mais do que ele, constato, com muita pena minha, que aquela máxima não se aplica ao comum dos mortais...

28 outubro 2009

A ler

"Escrever direito por linhas tortas" do Pedro Correia, aqui!

Em curso


“ ….. E, contudo, esse homem acossado que aí vai, perseguido pelos seus próprios passos, esse maldito, esse fratricida, teve bons princípios como poucos. Que o diga sua mãe que tantas vezes o foi encontrar, sentado no chão húmido do horto, a olhar para uma pequena árvore recém-plantada, à espera de vê-la crescer. Tinha quatro ou cinco anos e queria ver crescer as árvores…. “ in Caim

27 outubro 2009

Convite ecológico


Cliquem na imagem para ver a animação
"O Movimento Limpar Portugal (PLP) é um movimento cívico cujo objectivo é promover a educação ambiental por intermédio da iniciativa de limpar a floresta portuguesa no dia 20 de Março de 2010."
Está tudo aqui

23 outubro 2009

Só para fãs...





A abrir o “Orgulho & Preconceito” de Jane Austen:
“É uma verdade universalmente aceite que um homem solteiro, em posse de uma avultada fortuna, precisa de uma esposa…"
Com este tempo cinzento, apetece-me ficar em casa e revisitar Jane Austen!
Tenham um bom fim-de-semana!

22 outubro 2009

Asterix e Saramago, porque não?

Ambos na ordem do dia.
Asterix faz anos e para comemorar, chega com novas aventuras. Aleluia!
Saramago também tem um livro e novo e para não variar, já está nas bocas do mundo! Aleluia!
Para que conste, tenciono ler os dois...

21 outubro 2009

Encontros no Tejo




Fotos minhas – Belém Outubro 09
No final de uma manhã radiosa de Outubro, sentamo-nos de frente para o Tejo e deixamos o nosso pensamento navegar em companhia dos utilizadores frequentes do rio. Para que porto irão aqueles contentores? Que transportam? Quanto tempo de viagem terão pela frente os marinheiros? E como será trabalhar num cacilheiro? Unir as duas margens, num sem número de viagens por ano. Transportar gentes anónimas, que a passeio ou a trabalho desfrutam da paisagem sempre encantadora…

20 outubro 2009

Estranhos prazeres



Aqui há uns tempos, vi num episódio duma série televisiva que na altura acompanhava, dois personagens, numa noite de insónia, a comer batatas fritas de pacote mergulhadas em manteiga de amendoim. Vá lá saber-se porquê, fiquei com vontade de experimentar. Hoje foi o dia! E não é que gostei? Não é para estômagos sensíveis, lá isso não. Mas devo ter estômago de marinheiro…

16 outubro 2009

11 outubro 2009

Perspectivas



Claro que adorei a Casa das Histórias da Paula Rego. Soube-me foi a pouco, quando acabei a visita apeteceu-me logo voltar ao início.
Dois espaços que revisitei esta semana, para espreitar a exposição sobre Amália, o Museu Berardo e o Museu da Electricidade.

02 outubro 2009

Fui!


Férias (in Dicionário Priberam de Língua Portuguesa )
s. f. pl.
6. Interrupção relativamente longa de trabalho, destinada ao descanso dos trabalhadores em geral.
Bom fim-de-semana (prolongado) e eventualmente boas férias :):)