24 janeiro 2008

Não acredito em bruxas, mas …

É impressionante como as pessoas se deixam levar por esta máxima. Tira-me do sério, irrita-me profundamente receber e-mails, com grandes produções de power point, belas imagens, textos profundos e no final a mensagem do costume: se queres ser feliz envia a 5, a 10 ou a 20 amigos, se for a 5 recebes uma boa notícia, se for a 10, três boas notícias e se for a 20, ganhas o euro-milhões!!! Se não o fizeres nas próximas horas vai acontecer-te algo terrível e bla bla bla, bla, bla … Na maior parte das vezes elimino de imediato, outras, a curiosidade é mais forte, passo a correr em page down só para ver a mensagem final e bingo, lá está ela, eloquente, promissora e sobretudo aterradora (no caso de incumprimento)!!!
Estas mensagens caem na caixa de correio do serviço e têm as mais diversas proveniências: contactos profissionais, pessoas conhecidas, colegas de trabalho e mesmo de algumas pessoas mais chegadas. E não se pense que são só pessoas “mais simples de espírito” que as enviam! Não! Chegam de todo o lado: dos simples, dos complicados, dos instruídos, dos mais básicos, doutores e só senhores … não há um denominador comum, no fundo todos têm o mesmo receio: pelo sim, pelo não é melhor enviar. Não sei se já alguém se lembrou disso, mas talvez fosse um bom “case study” !
Só esta semana já recebi 4 dessas mensagens. Para que conste: elimino tudo de imediato, não envio nada a ninguém, nunca me aconteceu nada de terrível e … é claro, também nunca ganhei o euro-milhões!

12 comentários:

Luís F. disse...

A maior parte das vezes nem leio e nunca reencaminho essas mensagens, nunca!
Quero lá saber das pragas!

Célia disse...

Olha, eu não tenho pachorra nenhuma para essas tretas... Apago logo e nunca reenvio!

Anónimo disse...

já não há mesmo pachorra para aquela treta do "se não enviares este mail a 659 pessoas acontecer-te-á algo terribelesco". há uns tempos atrás (quando era nova e tinha paciência) enviava este mail de resposta ao pessoal que insiste em reencaminhar mails chatos e repetidos até á exaustão:

Oláaaaaaaaa amigas e amigos
Quero agradecer a todos que me
reencaminharam e-mails em cadeia durante todos estes anos. Graças à
vossa indulgência e bondade:

- Parei de beber Coca Cola desde que descobri que
serve para retirar manchas da sanita.
- Parei de ir ao cinema, com medo de me sentar numa
agulha infectada com SIDA.
- Cheiro a refogado, desde que parei de usar
desodorizantes porque causam cancro.
- Não deixo que ninguém pare o carro em parques de estacionamento
nem em qualquer outro sítio, com medo de alguém me drogar com
uma amostra de perfume e tentar assaltar-me.
- Também deixei de atender o telefone, com medo de me
pedirem para marcar um número estúpido e receber uma
conta de telefone infernal com chamadas para o Uganda, Kinchasa,
Singapura e Cebolais de Cima.
- Também parei de beber da lata, com medo de ficar
doente das fezes e urina de rato.
- Quando vou a festas, não olho para homem nenhum,
por mais "bom" que seja, com medo que ele me leve para um hotel, me
drogue e me retire os rins para vender no mercado
negro.
- Também doei todas as minhas poupanças à conta da Amy
Bruce, uma menina doente que está a morrer no hospital desde
1993, e que desde então tem 8 anos de idade.
- Quanto ao meu telemóvel Nokia grátis, nunca chegou,
assim como as passagens que tinha ganho para umas
férias pagas na Disneylandia.

NOTA IMPORTANTE:
Se não enviares este e-mail a pelo menos 1247 pessoas
nos próximos 10 segundos, um pássaro vai cagar na tua
cabeça amanhã às 17:33.

Muito e muito obrigada!!!!!!! Nem sei como vos agradecer....

marta r disse...

É um mistério haver quem acredite nestas "correntes"... Devem ser os mesmos que ficam à espera de um velhote vestido de vermelho e com um saco cheio de presentes a sair da chaminé no dia 24 de Dezembro, à meia-noite!

Miguel S. disse...

Por favor. Martucha, não compare estas malfadadas correntes ao senhor de encarnado, que até é uma "crendice" engraçada... hehehehehe
Agora a sério, nem leio! Delete com elas!

Unknown disse...

Bendita opção de "Send to Trash" ...

Su disse...

Só recebeu 4??? Que sorte... Eu recebo às dezenas por dia... Eu recebo de pessoas que nem conheço... Eu já pedi a essas pessoas, já lhes supliquei para que não me enviassem mais e-mails desses, porque é inútil,porque me aborrecem, porque eu quebro sempre a corrente, porque nem os abro, porque vão directamente para o lixo...
grrrrrrrrr

SC disse...

4 mensagens esta semana?!Sortuda! :) Eu recebo dúzias... A maioria também apago, a não ser que tenha um título sugestivo e eu esteja num intervalo do trabalho. (em tempos escrevi sobre esses mails, que me tiram do sério: http://palavrasconsentidas.blogspot.com/2007/10/abaixo-as-mensagenspps.html)

Suzi disse...

assino este post.
"ipsis verbis" é o que eu tenho a dizer.
saco!

Mocho_ao_Luar disse...

Antes confesso que reencaminhava...hoje em dia não! ainda tenho um certo temor quando apago essas mensagens e atevejo grandes desgraças. mas como muito bem dizes: tudo o que acontece é não ganhar o euromilhões.
eheheh

Anónimo disse...

Para mim são mails iguais aos outros, apenas contêm um parágrafo a mais, sem qualquer significado! Uns têm algum interesse, outros não. Não é por conter esse "parágrafo" que vou enviar ou deixar de enviar um mail.
Só para alguém que acredite ou que "não acredito em bruxas, mas..." é que essa "mensagem" tem algum significado.

Miss Alcor disse...

Nunca reenviei e não me considero uma pessoa infeliz, e não tenho um aspecto de ogre!
Alguns deles são mesmo do arco da velha!