28 maio 2010

Livro do mês

Hoje lá na Comunidade, vamos ter o “Nação Crioula” em análise. Romance epistolar que agarra na personagem Fradique Mendes (criada por Eça de Queirós), é atractivo logo desde o início. Uma escrita clara, confortável e mesmo sedutora. Gostei bastante.

Sinopse:
Nação Crioula conta a história de um amor secreto: a misteriosa ligação entre o aventureiro português Carlos Fradique Mendes – cuja correspondência Eça de Queiroz recolheu – e Ana Olímpia Vaz de Caminha, que, tendo nascido escrava, foi uma das pessoas mais ricas e poderosas de Angola. Nos fins do século XIX, em Luanda, Lisboa, Paris e Rio de Janeiro, misturam-se personalidades históricas do movimento abolicionista, escravo e escravocratas, lutadores de capoeira, pistoleiros a soldo, demiurgos, numa luta mortal por um mundo novo.

Sítio do escritor

27 maio 2010

Su&Soap e o Turismo Rural no Alentejo

Vão lá espreitar a proposta da minha amiga Su que vale a pena...

Encontros


Todos os dias no regresso do trabalho e para fugir ao trânsito da A5 e da Marginal, utilizo um percurso no Estádio do Jamor que me leva a passar por Linda-a-.Pastora. Há um cruzamento que, por pouca visibilidade, tenho que fazer com algum cuidado. Há umas semanas atrás, enquanto esperava, reparei que numa casinha antiga, à beira da estrada, estava uma senhora dos seus oitenta e muitos anos à janela, a fazer-me sinal com a mão para eu ter cuidado e esperar porque vinham carros. A partir daí sempre que passo por ali, lá está ela a dar-me as indicações com a mão e depois a dizer adeus. Penso que faz isto com todas as pessoas que param no cruzamento. No entanto, gosto de pensar que somos amigas e agora, quando lá passo, faço um enorme adeus e dou-lhe o meu melhor sorriso. Tenho cá para mim que aqueles momentos à janela são o contacto dela com o Mundo. Um destes dias vou parar por ali e vou lá dar dois dedos de conversa…

21 maio 2010

Já passaram 30 anos?


Entro no Google para pesquisar um hotel e dou de caras com um Pac-Man interactivo e a informação de que este jogo faz 30 anos. Nem queria acreditar, 30 anos? Parece que foi ontem. Horas e horas passadas com os meus amigos a jogar o Pac. Aproveitei a oferta do Google e matei saudades é claro :)

Algum problema?

Hoje estão acima de 30 graus. Depois de amanhã dizem as previsões que estarão 20. Dez graus de diferença em dois dias, não deeeeeve ser nada de significativo nem de extraordinário ….

17 maio 2010

A condição humana

O que eu gostei deste filme. Cinema em estado puro!
Um Colin Firth irrepreensível (sim, merecia o Oscar) faz-nos mergulhar num mundo de emoções quase indescritíveis. Não tenho palavras, apenas uma sugestão: não percam!
Sendo este o primeiro filme de Tom Ford, fico já na expectativa sobre o que mais por aí virá.

16 maio 2010

E para passar a noite...








Fotos minhas, Douro, Maio 2010
A lindíssima Quinta da Ermida, com o seu charme contagiante, estende-se pela encosta até ao Douro vinhateiro.
O interior com um ambiente de época muito acolhedor e os jardins frondosos, sempre a acompanhar o rio, convidam à contemplação e à leitura…

Detalhes de uma viagem






Fotos minhas, Douro, Maio 2010

O charme de um fogão antigo e o alinhamento simétrico do vinho de Tormes, na cozinha da Fundação EQ.
Uma bela fonte e um recanto belle époque na entrada da Quinta da Ermida.
Na Casa de Camilo encontrámos as cartolas do escritor, um lindíssimo relógio, que aparece descrito num dos seus romances e …. a privada.

Por trás de portas e janelas






Fotos minhas, Douro, Maio 2010

Na Fundação de Eça de Queirós e na Quinta da Ermida, a paisagem espreitava verde e linda, através dos vidros das janelas e das portas entreabertas…

O caminho de Jacinto






Fotos minhas, Maio 2010

Escreve Eça em “A cidade e as serras”
“… Frescos ramos roçavam os nossos ombros com familiaridade e carinho. Por trás das sebes carregadas de amoras, as macieiras estendidas ofereciam as suas maçãs verdes, porque as não tinham maduras. Todos os vidros de uma casa velha com a sua cruz no topo refulgiram hospitaleiramente quando nós passámos. Muito tempo um melro nos seguiu, de azinheiro a olmo, assobiando os nossos louvores …”

Pois foi assim que nos sentimos quando descemos a Serra (ao contrário de Jacinto e Zé Fernandes que subiram), desde a Fundação até à linda estação de Tormes/Aregos, numa caminhada de duas horas, sempre com a paisagem deslumbrante como pano de fundo...

10 maio 2010

Pirilampo Mágico


Ele voltou! Meigo e solidário como sempre, conta com o carinho habitual. Agarrem-no antes que desapareça…

06 maio 2010

Alea jacta est!

Zé Fernandes, vou partir para Tormes.
Assim declara Jacinto, no capítulo oitavo de “A cidade e as serras” de Eça. A partir daí fica para trás o bulício e a modernidade de Paris e mergulhamos na ruralidade encantadora da paisagem serrana.
Tormes aí vamos nós

05 maio 2010

Nova poesia

A sensibilidade, a leveza e as sensações da poesia de um dos meus companheiros na Comunidade de Leitores da Biblioteca de SDR. A apresentação do livro foi no Domingo, com bons oradores, música e encenação à mistura. Gostei bastante. Aqui o blog do Carlos Amaral.