12 março 2009

Até onde?

A chacina de ontem numa escola da Alemanha, aporta-me de novo um sentimento de angústia e impotência. É assustador o número de casos semelhantes que têm acontecido nos últimos tempos. Uma coisa que nos parecia longínqua (de vez em quando ouvia-mos falar de um ou outro caso nos States, onde tudo sucede sempre em primeiro lugar), começa a acontecer mesmo aqui à porta. Infelizmente até nisto a globalização se impõe! Quando digo que é assustador não me refiro ao acto tresloucado em si, ao desequilíbrio momentâneo da mente, mas sim à pouca idade da maior parte dos agressores e, sobretudo, à facilidade de acesso às armas. Na maior parte dos casos estas estavam em casa, provavelmente sempre visíveis, provavelmente sempre a exercer alguma espécie de fascínio ou atracção sobre quem por elas passava diariamente. Por outro lado, o mediatismo dos acontecimentos poderá também ter influência directa sobre alguns pensamentos mais frágeis. Provavelmente a questão do “se ele fez, eu também sou capaz de fazer”, torna-se uma obsessão e daí à prática do acto não vai mais do que um bater de asas de borboleta. E depois há o não acompanhamento dos filhos e será talvez esse o factor mais determinante. Começa tudo em casa, simplesmente em casa …

3 comentários:

Viajante disse...

Calcula-se que em Portugal existam 60 mil armas não recenseadas fruto de contrabando e venda ilegal... Até um dia...

Se não estou em erro foi apreendida em Resende uma pistola a um miúdo, quando se fazia passear com ela pela escola, depois de a ter apontado a vários colegas.
Até um dia...

Luís F. disse...

Acho estes actos tresloucados inexplicáveis… Não sei até que ponto é possível prever uma atitude destas. No caso, um miúdo com problemas psicológicos e com um arsenal de armas em casa ao seu dispor… Enfim...

Suzi disse...

E os videogames????
Jogos violentos, simulando assassinatos. Lembra do menino que nunca havia pego em armas, deu oito tiros e acertou 100% dos alvos de modo fatal?
Pois é... Só havia "treinado" em casa, mesmo, com os videogames...
Essa maldição!