24 setembro 2007

Coisas interessantes que aparecem por cá


Uma exposição de fotografia, a partir de hoje, no Reservatório da Patriarcal (Museu da Água), em Lisboa, com arquivos fotográficos das Agências Lusa (Portugal), Ansa (Itália), Belga (Bélgica), MTI (Hungria) e PAP (Polónia). Tem por título «Cinco Países. Cinco Histórias. Uma Europa». Mostra-nos 170 fotografias das referidas agências noticiosas, sobre o percurso dos principais acontecimentos dos últimos 60 anos.

Bem-vindos ao séc. XXI

Um diplomata malaio desculpou-se perante o Governo iraquiano depois de ter confundido uma caixa de pickles doces com pó de antrax, que lhe tinha sido enviada como prenda do Ramadão.

Notícia completa aqui

23 setembro 2007

Chegou!


O Outono! E com ele a paisagem melancólica dos tons dourados e castanhos. O murmúrio das folhas que caem, as primeiras aragens frias do Norte. O pregão das castanhas assadas, o doce toque da lã, o chá com sabor a especiarias ....

21 setembro 2007

Escreve Gabriel, em tempos dificieis

"Se por um instante Deus se esquecesse de que sou uma marioneta de trapo e me oferecesse mais um pouco de vida, não diria tudo o que penso, mas pensaria tudo o que digo. Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam. Dormiria pouco, sonharia mais, entendo que por cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os outros param, acordaria quando os outros dormem. Ouviria quando os outros falam, e como desfrutaria de um bom gelado de chocolate! Se Deus me oferecesse um pouco de vida, vestir-me-ia de forma simples, deixando a descoberto, não apenas o meu corpo, mas também a minha alma. Meu Deus, se eu tivesse um coração, escreveria o meu ódio sobre o gelo e esperava que nascesse o sol. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre as estrelas de um poema de Benedetti, e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à lua. Regaria as rosas com as minhas lágrimas para sentir a dor dos seus espinhos e o beijo encarnado das suas pétalas... Meu Deus, se eu tivesse um pouco de vida... Não deixaria passar um só dia sem dizer às pessoas de quem gosto que gosto delas. Convenceria cada mulher ou homem que é o meu favorito e viveria apaixonado pelo amor. Aos homens provar-lhes-ia como estão equivocados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saberem que envelhecem quando deixam de se apaixonar! A uma criança, dar-lhe-ia asas, mas teria que aprender a voar sozinha. Aos velhos, ensinar-lhes-ia que a morte não chega com a velhice, mas sim com o esquecimento. Tantas coisas aprendi com vocês, os homens... Aprendi que todo o mundo quer viver em cima da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a encosta. Aprendi que quando um recém-nascido aperta com a sua pequena mão, pela primeira vez, o dedo do seu pai, o tem agarrado para sempre. Aprendi que um homem só tem direito a olhar outro de cima para baixo quando vai ajudá-lo a levantar-se. São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas não me hão-de servir realmente de muito, porque quando me guardarem dentro dessa maleta, infelizmente estarei a morrer..."

Gabriel Garcia Marquez

CD em escuta


Lembra-me um sonho lindo
quase acabado,
lembra-me um céu aberto
outro fechado
Estala-me a veia em sangue
estrangulada,
estoira num peito um grito,
à desfilada
Canta rouxinol canta
não me dês penas,
cresce girassol cresce
entre açucenas
Afoga-me o corpo todo
se te pertenço,
rasga-me o vento ardendo
em fumos de incenso
Lembra-me um sonho lindo
quase acabado,
lembra-me um céu aberto
outro fechado
Estala-me a veia em sangue
estrangulada,
estoira num peito um grito,
à desfilada
Ai como eu te quero,
ai de madrugada,
ai alma da terra,
ai linda, assim deitada
Ai como eu te amo,
ai tão sossegada,
ai beijo-te o corpo,
ai seara, tão desejada

Fausto in Por este rio acima

Hoje o Jardineiro passou por aqui ...

... e começou a preparar os nossos canteiros para o Outono.

15 setembro 2007

O meu filme desta noite




Não consegui ver no cinema, mas as referências são tantas e boas, que comprei o DVD e vou passar o meu serão com histórias passadas numa cidade que adoro.

A importância de um ensaio ou de como “Os Lobos” dignificaram o nome de Portugal

Nunca tinha assistido a um jogo de rugby completo. Hoje segui a onda e não perdi pitada do Nova Zelândia x Portugal, no Campeonato do Mundo de Rugby a decorrer em França.

É verdade, eles são só os melhores do Mundo, são profissionais e nós somos amadores. Mas foi muito emocionante ver a forma como a nossa Equipa se entregou ao jogo, sem nunca baixar os braços, a jogar de igual para igual, sempre com uma ar decidido, sorriso estampado no rosto, evidenciando a felicidade que lhes ía na alma por estarem a jogar contra os All Blacks. Afinal o HAKA não é tão assustador assim. E quando Portugal marcou o seu ensaio, o Estádio inteiro aplaudiu, espectadores adversários incluídos. Perdemos, por uma enorme diferença, mas nunca uma derrota soube tanto a vitória e estou certa de que, para “Os Lobos”, este jogo vai ficar-lhes para sempre no coração.

Foto daqui

13 setembro 2007

Com dedicatória

Empatia – substantivo feminino. Espécie de comunhão afectiva, pela qual nos identificamos com outrem, conseguindo experimentar os seus sentimentos.
(In – Dicionário da Língua Portuguesa (5ª edição) Porto-Editora)

Tal e qual - em pessoa, como através da voz ou da escrita !

07 setembro 2007

Vem aí o fim-de-semana

No Sábado - meio a passeio, meio a trabalho em Castelo de Bode
No Domingo - Barbecue em casa de amigos!


A vida é bela, ah pois é!!!

06 setembro 2007

Último parágrafo

".........
Almazinha, alma terna e flutuante, companheira do meu corpo, de que foste hóspede, vais descer àqueles lugares pálidos, duros e nus onde terás que renunciar aos jogos de outrora. Contemplemos juntos, um instante ainda, as praias familiares, os objectos que certamente nunca mais veremos... Procuremos entrar na morte de olhos abertos ..."
Acabei de ler, mais uma vez. "As Memórias de Adriano" da Marguerite Yourcenar

Luciano Pavarotti (1935-2007)

Pavarotti levou a Opera das elites às massas. Ficará para sempre na nossa memória a sua belíssima voz ….

04 setembro 2007

Cimeira APEC em Sydney!

Li no DN Online. Os bordéis de Sydney preparam-se para a Cimeira " ..... Num dos bordéis, há uma oferta chamada Bandeja Presidencial, que inclui vários tipos de prazeres. Existe também a opção Nações Unidas ... "

Olho para o negócio, digo eu !

Tudo em grande!

Grandes roubos e grandes vícios !

03 setembro 2007

Uff !!!

O choque inicial já lá vai. Até que não foi assim tão mau. Consegui despachar os e-mails todos, ver o expediente acumulado, despachar uns processos urgentes e até ..... tive tempo para almoçar! As férias fizeram-me bem, ai se fizeram ..... Agora vou descansar!


Marc Chagall - La femme et les Roses

02 setembro 2007

A interiorizar

Fim de férias .... amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar, amanhã tenho que ir trabalhar.......

01 setembro 2007

Sábado luminoso!


E assim de mansinho um verdadeiro dia de Verão. Manhã de praia, mar azul, calmo, transparente, nadar tranquilamente logo cedo sem ninguém, ao longe um ou outro barco de pescadores. Mergulhar de repente no meio de um cardume de peixes pequenos. Aproveitar bem o momento de bem-estar. A súbita aparição do George Clooney que vem dos céus, preso na cauda de um helicóptero (estes publicitários ....)
De tarde, depois de ver a genial e sempre sorridente Vanessa Fernandes a sagrar-se Campeão do Mundo de Triatlo (um orgulho só), uma escapadinha até ao bonito Jardim da Quinta da Alagoa. Ficar sentada na relva, no meio das árvores a perder-me no livro do momento, depois dois dedos de conversa com a cr que apareceu por lá ......
Ele há dias assim, maravilhosamente tranquilos e saborosos ....