03 junho 2007

O fantástico imaginário

“O velho permaneceu no cais até que o barco desapareceu tragado por uma curva de rio. Decidiu então que naquele dia não falaria com mais ninguém, e tirou a dentadura postiça, embrulhou-a num lenço e, apertando os livros junto ao peito, dirigiu-se para a sua choça”


“Haviam esperado longamente por aquele momento. Com toda a paciência que caracteriza os gatos, tinham esperado que a jovem gaivota lhes comunicasse os seus desejos de voar, porque uma ancestral sabedoria os levava a compreender que voar é uma decisão muito pessoal.”






Ouvi várias vezes chamarem para embarcar alguém com o mesmo nome que eu e assim a minha mala ia-se embora sem mim. Imaginei-a às voltas, abandonada no tapete sem fim do aeroporto de Paris, enquanto eu esperava que passasse a hora que talvez me levasse a Istambul, para um homem que tinha que apagar do mapa de maneira exemplar."

Gosto de Luís Sepúlveda!
Há muito que os textos deste Chileno preenchem o meu imaginário. Começamos pelos títulos das suas histórias, que só por si já nos atraem, entramos depois em paisagens irreais e conhecemos personagens fantásticas. São histórias deliciosas, que deslumbram pela simplicidade do enredo e que se lêem numa meia tarde, muitas vezes de um fôlego só!

7 comentários:

Capitão Gancho disse...

O LS é mesmo um dos meus autores preferidos...li tudo dele com excepção do livro que ele está a escrever neste momento...mas o meu preferido...mesmo...é o da fábula...simplesmente indiscritivel, eu até acho que se todos lessem esse livro, o mundo ficava melhor...

Suzi disse...

Ccc,
resolvi que agora, quando me perguntarem se já melhorei, vou dizer que sim, que estou muito bem, cheia de saúde e pronto. Cansei de admitir que ainda não fiquei boa... cansei dessa virose, cansei de tossir, cansei.

Quanto ao post, comecei a ler antes que as imagens carregassem, e já identificquei, no segundo trecho, o texto do gato e da gaivota, mesmo sem nunca ter lido, mas graças à tua dica e a do Miguelito, lá no meu cantinho. Já procurei ver por aqui e o livro está disponível. Vou tratar de comprar para ler. Porque voar é sempre uma fascinação!

Beijos, querida e boa semana!

marta r disse...

Também gosto deste senhor dono de uma imaginação sem limites.

Su disse...

muito bom, sem dúvida!
Bjinhos
Su

Luís F. disse...

Só li “O Velho Que Lia Romances de Amor” e gostei bastante… assim que acabar os 500 livros que tenho para ler, pode ser que me vire para o Sepúlveda…

Miss Alcor disse...

Luis Sepúlveda é fantástico! Já li o "Velho que lia romances de amor", a "História da gaivota e do gato que a ensinou a voar" e o "Mundo do Fim do Mundo". São geniais!

Quanto ao Diário de um Killer Sentimental, já ouvi dizer maravilhas, mas nunca tive oportunidade de ler. Pela passagem que colocaste, parece genial!

Mais um para a já longa lista!!!

João Silva disse...

já li Luis sepulveda, mais concretamente "Uma história suja"...
e cariz político da escrita é claro e assumido mas a sensibilidade do contador de histórias é algo de notável!