01 janeiro 2012

Desejos? Nem por isso. Sonhos? Muitos...

Serra de Sintra - foto minha

Esta minha Amiga pergunta que desejos temos para 2012. Quando ia fazer um comentário, dei por mim a pensar que não tenho nenhum desejo em especial. Como toda a gente espero que o ano não seja tão mau como se prevê. Mas isso é o meu optimismo habitual a manifestar-se porque a realidade, também todos sabemos, vai ser mesmo dura. Na sexta-feira fui ao super-mercado e comecei a perceber que andava meio mundo com carrinhos cheios de compras e não eram os produtos habituais desta altura do ano, os bolos, os camarões, o champanhe ou outros que tais. Pelo contrário, eram produtos como azeite, batatas, óleos, conservas, açúcar e por aí. Comecei a pensar, mas isto é o quê? O fim do Mundo? Anda tudo louco com o fim do ano? Fiz as minhas compras normais e só à noite quando via um noticiário percebi o que estava a acontecer. Aquelas compras eram simplesmente um armazenamento para fugir ao aumento do IVA que se verifica a partir de hoje ou seja, uma pequena poupança, só para os primeiros dias do ano é claro, porque depois não há mesmo como fugir. E vai ser assim com aumento aqui, aumento ali, que todos vamos sentir a crueza dos números e da inflação, mesmo aqueles que, como eu, trabalhamos e temos um salário no final do mês. Esta é a realidade dos nossos dias. E talvez por isso não tenho desejos especiais para este ano tão neófito. Apenas tirar o melhor partido do que de bom acontecer e ser criativa para contornar o pior. Mas atenção, isto não significa não ter sonhos. Esses estão sempre cá e por vezes  até se realizam. Nunca podemos perder a capacidade de sonhar...

4 comentários:

Turista disse...

Querida Custódia, tens toda a razão! Sonhar (por enquanto) não paga imposto! E sim houve mesmo açambarcamento nos últimos dias do ano! Igual ao que ocorreu aquando da introdução do euro, lembras-te?
Bom ano. :)

Mona Lisa disse...

Apenas peço saúde, pois o resto vem por acréscimo...

Ahhhhhhhh...sonhar faz parte de mim.

Bjs.

Kok disse...

A chegada do 2012 faz-me desejar que o 2013 esteja "já ali".
Mas o desejar não é suficiente para o concretizar; à pois que viver um dia de cada vez para lá se chegar.
Mais comedido e com mais probabilidades de concretização aqui fica uma esperança: que tenhas um ano jeitoso!

Beijos e sorrisos!!

mfc disse...

Acho que vamos ter saudades do mau 2011, face ao péssimo 2012 que aí vem.