28 janeiro 2011

Sem título

Michelangelo, Capela Sistina, detalhe
 Sou uma pessoa que convive bem com a idade. Sem qualquer problema em admitir a passagem dos anos e já cá vão cinquenta e três, a minha cabeça é arejada e o meu espírito livre e descomplexo. Entre os meus amigos (amigos de verdade, não conhecidos), contam-se pessoas da minha idade e alguns uma e duas décadas abaixo e outros uma ou duas décadas acima. O que me interessa é o que as pessoas valem e não o que o Bilhete de Identidade (ou cartão de cidadão) regista. Gosto de U2, de Bruce Springsteen e de Nina Simone, mas também gosto de Coldplay, Arcade Fire e Pearl Jam entre outros. Adoro Matisse mas perco-me com Warhol. Entendo que nós somos o que queremos e não o que supostamente a idade nos dita, que devemos ser. No entanto, há uma coisa que me assusta. O envelhecimento poder trazer doenças irreversíveis, entre elas as demências. Perder o sentido das coisas. Ganhar paranóias. Perder a orientação, deixar de saber quem somos. Aí só nos resta confiar que teremos alguém a dar-nos a mão. Alguém que nos ame incondicionalmente e que por nós seja capaz de, muitas vezes, deixar a sua vida de lado. Num mundo perfeito seria assim que aconteceria. Infelizmente, constato no dia-a-dia, que não vivemos num mundo perfeito…

27 janeiro 2011

Dia da memória do Holocausto

Foto daqui

A libertação do campo de concentração de Auschwitz – Birkenau, deu-se a 27 de Janeiro de 1945. O dia ficou como o Dia da Memória das vítimas do holocausto, para que o genocídio não seja esquecido. Judeus, negros, comunistas, ciganos, homossexuais e todos os que fossem considerados inferiores na raça e na crença, estavam na calha para o extermínio. Porque hoje, há quem queira branquear a história, é cada vez mais importante lembrá-la. Para que não se repita!

25 janeiro 2011

Assim, eu gosto!


É quase noite quando o Escritor se vai. Pela janela aberta entra um calor húmido, sufocante. Sebastião sente um aperto no estômago. Cá está ela, a angústia, nervoso miudinho, presságio. De quê é o que ele não sabe. Talvez o cair da noite, a distância, o desconhecido, o ruído dos últimos helicópteros que regressam do Norte. Lá vem mais um, traz o sinal vermelho, quem sabe se feridos, quem sabe se mortos.

Sebastião fecha a janela. Mas o cheiro já está no quarto, nas mãos, na pele, dentro dele. Não é suor, é aquele cheiro que vem do Norte, cheiro de mato e medo, cheira da guerra. In “Jornada de Africa” de Manuel Alegre.

É assim que eu gosto dele, a escrever. Livro do mês lá na Comunidade

23 janeiro 2011

Woody, pois claro!

Fui ontem ver o último de Woody Allen e gostei. É uma comédia pseudo-romântica, onde, como é hábito, o desencontro das personagens é constante. Acreditamos naquilo que queremos ou naquilo que nos levam a acreditar? São algumas perguntas que se colocam, enquanto nos deliciamos mais uma vez com as histórias contadas por Allen. As gargalhas surgem a espaços mas espontâneas e o remate de algumas situações …. fica em suspenso é claro! Anthony Hopkins e Gemma Jones estão excelentes. Banderas pareceu-me por vezes um pouco perdido. Não será o melhor filme de Woody, mas não nos desilude e no final saímos com uma sensação agradável. Recomenda-se? Claro que sim!.

21 janeiro 2011

Intenção para Domingo


Porque há pessoas em que eu ainda acredito! E porque desde que o conheço, que tenho uma enorme admiração por ele!

16 janeiro 2011

O nosso desassossego

Fragonard (Jeune fille lisant)

E enquanto saboreio o meu chá, recordo a Tertúlia de ontem em torno do desassossegado poeta. Se a vida tem coisas boas, uma delas é um convívio harmonioso entre pessoas diferentes, com alguns gostos comuns, sendo um deles, os livros e tudo o que os rodeiam. Sempre em volta da mesa, porque alimentar o corpo é tão importante quanto alimentar o espírito, o tempo passa a correr enquanto aprendemos mais um pouco com quem mais sabe, partilhamos opiniões e sentimentos com quem sabe ouvir, questionamos atitudes e tormentos do poeta e no final … queremos mais… porque ainda há tanto para saber…
(Obrigado aos gentis anfitriões)

Ainda em tempo, a inspiração de uma leitora...

Agora mesmo...

Chá com sabor de Inverno ... especiarias ...aromatizado de chocolate, acompanhado com biscoitos de canela e gengibre...momentos perfeitos!

13 janeiro 2011

A propósito...


... de uma tertúlia da minha Comunidade de Leitores, folheio “O Livro do Desassossego” e vou registando alguns trechos aqui e ali. Um deles …

“… A alguém que uma vez me interrogou sobre minhas opiniões políticas, na pressuposição de que eu as tivesse, respondi, «sou monárquico absolutista», e depois acrescentei, com aquela simplicidade própria das ocasiões históricas, «é por isso que sou republicano»...”
“Livro do Desassossego” Fernando Pessoa


03 janeiro 2011

Open mind!

Joanne Woodward (imagem deste livro)
Depois de 10 dias muito virados ao ócio e à calmaria, regresso à rotina com algum entusiasmo e vontade de domesticar este ano novinho em folha que se me atravessa pela frente. Venham de lá os desafios que eu cá estou para os agarrar! Como se diz muito por aí, hoje acordei assim...

01 janeiro 2011

Preguiçando…

O último do meu R.
Agradam-me estes dias entre o fim de um ano e o início de outro, em que me movimento lenta e preguiçosamente entre algumas (indispensáveis) tarefas domésticas e longos momentos de puro lazer. Esqueci os dias sempre cheios de trabalho, aligeirei as necessidades familiares e dediquei-me a mim própria, coisa que esqueço com alguma frequência. Daqui a dois dias a rotina está de volta com a sua habitual agitação, mas para já é tempo de mimo e de descanso. Vou ali preparar um chá. Comprei um Lapsang Souchong Leaf Tea, que está mesmo a rir-se para mim ali da prateleira…