23 dezembro 2011

De volta às coisas, verdadeiramente simples...

O meu presépio deste ano - foto minha

Para vos desejar um Feliz Natal, deixo-vos a carta que recebi da minha prima CR, cujos textos eu gosto muito de ler e que quando ela me permite eu aqui publico.

Feliz Natal meus Amigos!


“Estava para aqui a pensar em escrever algo sobre o Natal.
Aquele acontecimento que tortura o Homem moderno com, irritabilidade, tensão, fadiga, noites mal dormidas, e muitos outros variadíssimos estados patológicos de sofrimento levados ao extremo.
Tudo isto, afinal por causa de um simples facto que segundo os cristãos alterou o curso da Humanidade, o nascimento daquele gaiato de nome Jesus.
Na verdade, deveria ser algo tão simples como reunir, os poucos ou muitos, familiares à volta de uma mesa enquanto degustassem uma refeição cuidada e simples, privilegiando o convívio entre todos em detrimento de outras forças de natureza mais estranhas.
Enquanto isso, lá para os lados de Belém uma senhora aflita depositaria todas as suas forças sobre os músculos da bacia para colocar á luz o gorducho Jesus.
Mas o Homem, de primitivo, e das necessidades básicas da sua caverna, chegou até aos nossos dias e  evoluiu, para uma catadupa de obrigações e, esse simples convívio à roda da mesa tornou-se algo potentemente perigoso e desgastante.
Se eu fosse extra terrestre e espreitasse este planeta lá dos confins do espaço, perguntar-me-ia:
-Mas porque andará tudo tão desenfreado, num esforço que se esvai nas últimas badaladas do dia, para se cair num vazio confuso de um acordar anestésico?
E porque, alguns correm descontrolados lojas sem fim, à procura de algo que mesmo eles desconhecem?
O olhar das pessoas no Natal contrasta, do perigosamente louco para o exagerado afável, passando também pelo torpor adormecido e raiando o espanto duvidoso.
O Homem insiste em tornar difícil o fácil, possível o impossível, porque necessita que neste dia especial se torne único e, de atingir o maior patamar do seu credo.
É assim, desde há alguns anos.
É assim desde que se iniciou o processo evolutivo.
Para já, na impossibilidade de se avistar o fim, vamos lá “ mergulhar “ neste espírito e acompanhar as dores de Maria, para colocar no Mundo seu filho Jesus.

Feliz noite de Natal…”

CR - Dez 2011

2 comentários:

Turista disse...

Querida Custódia, um feliz natal para ti e para a CR. :)

Mona Lisa disse...

Feliz Natal...sem consumismo...com união familiar...partilha...amor...paz...simplicidade.

Beijos.