30 janeiro 2009

Se não a posso vencer….

Vou juntar-me a ela! À chuva! E transformá-la num ramo colorido de opções indoor para o fim-de-semana. Vou ao cabeleireiro mimar os meus cabelos. Ao cinema para descontrair. Desafiar o meu filho para um puzzle que tem estado à espera de vez. Acabar com a desarrumação que vai na gaveta dos CD’s. Cozinhar uma tarte de maçã? Talvez! Começar um novo livro, é garantido! Passar o aspirador? Vou pensar nisso….

Tenham um bom fim-de-semana!

29 janeiro 2009

Ruth e Rachel

Em Novembro do ano passado, a filha de uma amiga, no âmbito de um trabalho que tinha que fazer para o seu curso, mostrou-me uma fotografia antiga que tinha encontrado na Feira da Ladra e pediu-me que lhe descrevesse a história existente por trás da mesma. A foto mostrava uma senhora de olhar triste e doce que envolvia num abraço carinhoso uma menina que parecia ter 4/5 anos. Pereceu-me ser uma foto dos anos 40. Foi a seguinte a história que me sugeriu:

Imagem daqui

É véspera de Natal. Lá fora, o vento sopra irritado, agitando as águas do oceano. O barulho das ondas gigantescas a desfazerem-se contra os rochedos, atinge à distância a vila isolada no cimo da encosta. É um som agradável, quase que uma música de fundo a enquadrar a comemoração festiva que se adivinha.
Ana espreita pela janela e vê as nuvens escuras que se aproximam rápidas, vindas do lado do mar. Vai ser um Natal frio e chuvoso como ela gosta. Serão à lareira, com muita brincadeira, histórias antigas e os maravilhosos bolinhos da avó. Tem dezasseis anos e desde que se lembra de ser gente, os seus Natais foram todos passados ali, em casa da avó Rachel. Memórias doces de uma vida ainda curta, com quem o destino tem sido até agora bondoso.
Enquanto na cozinha a mãe, a avó, a tia e a Marta, a benjamim da família, que, embora os seus 10 anos, adora tachos e panelas, estão ocupadas com os preparativos para a ceia de Natal, no jardim e apesar do frio, o pai, o tio João e David o irmão mais novo, estão entretidos a consertar a cancela de madeira, que já viu melhores dias. A avó tinha prometido uma sobremesa especial se lhe arranjassem a dita (já estava farta de a ouvir bater…. efeitos do vento constante na região).
Ana, que tem um temperamento calmo por natureza, assusta-se quando as primas gémeas, dois anos mais novas do que ela, irrompem pela sala, numa agitação de quem traz novidades para contar. Trazem com elas uma antiga caixa de madeira trabalhada, cuja tampa tem gravado em estanho o nome Ruth.
- O que é isso meninas, o que andaram a fazer?
Sofia, a mais agitada das duas, defendeu-se de imediato:
- Andámos no sótão, mas foi a avó que disse que nós podíamos – e depois ansiosa por mostrar o “tesouro”- tens que ver isto, Ana! Foi a Sara que encontrou, estava lá em cima naquela estante do canto. Tem fotografias antigas lindíssimas. Devem ser de Marselha. A avó nasceu lá, lembram-se?
Sentam-se as três no chão em frente ao calor da lareira e rapidamente a reunião se transforma numa discussão animada, sobre aquele mundo a preto e branco.
- Olha esta, diz Sara, deve ser bem velhinha, olha as roupas … e o ar … tão estático e sério. Será o nosso bisavô?
- E este bebé? Está atafulhado de laços e fitas, nem dá para perceber se é menino ou menina! Exclama Sofia. Não pode ser a avó! Será?
- Olha aqui está uma fotografia da cidade…. Está tão esbatida!
- Ah esta é lindíssima, disse Ana, exibindo uma fotografia que mostrava uma menina a envolver num abraço carinhoso, uma senhora de ar distinto e doce.
- Essas são fotografias da minha família, diz uma voz vinda da porta e essa sou eu e a minha mãe.
- Ah avó venha ver connosco. Quer dizer que esta é a bisavó Teresa? – perguntou Ana.
- Não minha querida, essa é a minha mãe verdadeira, a bisavó Ruth.
- Ah a bisavó Ruth que morreu durante a guerra … e quando é que esta fotografia foi tirada? Conte-nos lá Vó, ainda se lembra?
Rachel dirigiu-se para junto delas e olhou, momentaneamente aturdida, para todas aquelas fotografias. As netas ficaram subitamente em silêncio, enquanto a avó mergulhava rapidamente em recordações perdidas no tempo e na memória. Algum tempo depois sorriu-lhes e disse:
- Há muito tempo que não mexia nesta caixa. Era da minha mãe e foi a única recordação que me ficou dos meus anos franceses. Vocês sabem que eu vim para Portugal com 5 anos, viver com uma família que me criou e acabou por me adoptar, quando soube da morte dos meus pais.
- Nós só sabemos assim por alto, conte-nos melhor avó, pediu Ana.
- Eu não tenho muitas lembranças, o que me ficou na memória, foi o que os meus pais portugueses me contaram. Eu nasci em Marselha em 1939. O meu pai era filho único e órfão de pais. A minha mãe que era francesa de origem judia, tinha como família apenas um irmão mais velho, os pais tinham morrido eram eles muito jovens. Os meus pais conheceram-se numa recepção oferecida pelo Consulado de Portugal. A minha mãe era a melhor amiga de um casal que trabalhava no Consulado e o meu pai tinha lá ido em representação da Câmara local. Acho que foi paixão imediata, porque casaram um ano depois de se conhecerem. Sei que se adoravam e que ficaram muito felizes com o meu nascimento. Apesar de origem judia a minha mãe era católica, pelo que fui baptizada ainda bebé e os amigos da minha mãe (a bisavó Teresa e o bisavô Henrique) foram os meus padrinhos. Infelizmente com o desenrolar da Guerra as coisas complicaram-se, com a perseguição aos judeus. Em 1943 e dadas as nossas origens, o meu tio, a minha mãe e eu, fazíamos parte de uma lista de nomes para deportação. Os meus pais ficaram desesperados. Na mesma ocasião, os amigos da minha mãe, estavam de regresso a Portugal e ofereceram-se para me trazer com eles, até que as coisas acalmassem ou a Guerra acabasse. Com a ajuda de documentos, falsos viajei como filha deles e vim para Lisboa. Essa caixa da minha mãe foi a única coisa que veio da minha família, bem escondida no meio das roupas da bisavó Teresa.
Na sala, entretanto invadida pela penumbra, a voz da avó, seguida pelos olhares vivos e curiosos de Sara e Sofia, era de vez em quando interrompida pelos comentários de Ana:
- A bisavó Teresa e o marido foram formidáveis, não foram Vó?
- Foram sim minha querida! Não só salvaram a minha a vida, como depois de saber da morte dos meus pais, adoptaram-me e deram-me uma vida feliz.
- E quando a avó veio embora, o que aconteceu a seguir? – perguntou Sofia
- A minha mãe e o meu tio foram enviados, primeiro para o Complexo de Drancy perto de Paris e posteriormente para Auschwitz onde morreram. O meu pai desesperado com a prisão da minha mãe, ingressou num grupo da resistência francesa e morreu um dia numa emboscada. Só soubemos destes acontecimentos, um ano depois da guerra ter terminado. Foi então que os meus pais portugueses me adoptaram – concluiu sorrindo a avó Rachel.
- Então e esta fotografia sua com a sua mãe, a Vó lembra-se quando foi tirada? – perguntou Ana.
- Lembrar propriamente creio que não, mas quando olho para a fotografia tenho uma sensação de conforto e de tranquilidade e uma ideia vaga de festa. A bisavó Teresa contava que, quando fiz quatro anos e com a Guerra cada vez mais feia, a minha mãe decidiu fazer-me uma festa de aniversário, que fosse alegre e ficasse na memória de todos. Fez-me um vestido muito bonito e quando me viu com ele gostou tanto, que me levou ao fotógrafo para perpetuar o momento. Tirámos duas fotografias, essa e uma outra só comigo, que deve ter ficado com ela porque não veio nessa caixa.
- Estão lindas as duas, Vó! – comentou Ana suavemente – é uma fotografia que transmite um enorme carinho, mas ao mesmo tempo há uma tristeza nos olhos da sua mãe, como se ela adivinhasse o que estava para vir.
- Nas guerras cometem-se sempre muitos crimes e a perseguição aos judeus é uma vergonha que ninguém deveria esquecer. Infelizmente a memória dos homens é curta - disse a avó suavemente – mas agora chega, é Natal, estamos juntos e isso é o mais importante. Quem quer provar os meus bolinhos de maçã e canela, acabadinhos de sair do forno?
As gémeas saltaram de imediato e correram na direcção da cozinha. A avó seguiu-as e quando chegou à porta da sala, olhou para trás e percebeu que Ana continuava sentada no chão a olhar a fotografia que tanto a sensibilizara.
- Ana, dou-ta, queres ficar com ela? – perguntou, sorrindo.
O rosto de Ana iluminou-se:
- Oh avó, obrigado! Não estava com coragem de pedir! Vou pintar-vos, às duas, sabes? Vou fazer um quadro contigo e a tua mãe – respondeu alegremente.
A avó saiu atrás das gémeas e Ana ficou no calor da sala, arrumando as fotografias e a pensar já em telas, cores e pincéis.
É véspera de Natal. Lá fora o vento sopra mais calmo agitando, mesmo assim, as águas do oceano.

Custódia
Novembro 2008

28 janeiro 2009

Objectos de que gosto (4)



Canecas! Para beber chá. As chávenas são minúsculas e levam uma quantidade muito limitada de chá. A caneca é bem mais simpática. No Inverno cumprem dois objectivos, bebemos o chá e ainda aquecemos as mãos. Por falar nisso, está na hora de ir fazer mais um chazinho. Alguém é servido?

27 janeiro 2009

As pontes, ai as pontes...


Ontem o canal Hollywood passou mais uma vez “As Pontes de Madison County”. Já devo ter visto três ou quatro vezes, mas não consegui resistir e lá passei mais duas horas de puro encantamento. Tudo neste filme me encanta. Os actores, a paisagem, a enredo, o amor. O amor dele que encontra o que sempre procurou. O amor dela que se divide noutros amores, o de mulher, o de amante e o de mãe. A Meryl Streep é uma actriz fabulosa. A sua personagem passa do riso espontâneo às lágrimas de uma forma tão natural, que nos causa arrepios. Esquecemos que é um filme e conseguimos sentir o turbilhão de sentimentos contraditórios que acontece no coração de Francesca. O Clint, que nos provou definitivamente que o melhor da vida até pode acontecer depois dos cinquenta. No filme percebemos como os sonhos são importantes na vida, mas também percebemos que a maior parte das vezes trocamos os sonhos por essa mesma vida. Sem arrependimentos…

26 janeiro 2009

As coisas que o homem faz

Recebi hoje por e-mail algumas fotografias do Museu do Corpo Humano. Fica na Holanda e foi inaugurado o ano passado. Achei um delírio. Imaginam-se a passear entre a laringe e as amígdalas ou a espreitar por trás das pupilas?


23 janeiro 2009

Dos livros!

A propósito do congresso internacional da promoção da leitura, que está a acontecer na Gulbenkian, diz Teresa Colomer, doutorada em Ciências da Educação. "A leitura é uma operação que amplia as capacidades do nosso cérebro. Permite-nos recriar experiências perceptivas, diferentes perspectivas intelectuais e emotivas e dar sentido às situações. Permite-nos dominar as possibilidades da linguagem e essa é a matéria-prima do nosso pensamento. O mundo torna-se mais inteligível (e por conseguinte torna-nos mais inteligentes). É uma forma de desfrutar melhor o nosso tempo de vida."

Este fim-de-semana vou espevitar a minha inteligência e dedicar-me aos livros. Vou acabar “A vida num sopro” do JRS (que me desiludiu um bocado, comparado com os outros livros do autor) e começar o “Artista da Morte” do Daniel Silva, de quem nunca li nada, mas como me ofereceram o livro no Natal…



Tenham um bom fim-de-semana!

20 janeiro 2009

He had a dream…


… and his dream came true!

Eu também acredito neste sonho tornado realidade. Hoje, a Humanidade dá um passo em frente!

Good luck Mr. Obama!

19 janeiro 2009

Pois é, a virtude pode mesmo ser uma coisa fácil!

Vale a pena ver, digo eu!
Do realizador Stephan Elliott (lembram-se do genial Priscilla Rainha do Deserto?), é uma espécie de romance- comédia (por vezes negra?), cheia do nonsense inglês (o mordomo cínico e mordaz, que esquece muitas vezes o seu lugar, fez as minhas delícias).
É um filme simples de fotografia soberba (para isso em muito contribui o habitual british countryside) e de guarda-roupa cuidado. O típico humor britânico cruza-se em determinado momento com coisas mais sérias (como a referência à chacina que foi a Guerra de 14/18 ou a essa terrível doença chamada cancro) e percebemos que essa é também uma forma de sobreviver à crueza da vida ou seja, fazer humor a partir das coisas difíceis que nos acontecem.
Actores excelentes, bem dirigidos, mostram-nos como parece fácil fazer cinema!

15 janeiro 2009

Do tempo e outros afins

Foto de © Rapidsh☺t

Falar do tempo é comum a todos nós. Falamos dele com frequência. Do que não temos ou do que temos em excesso. Protestamos contra o tempo que faz. Se está calor reclamamos, se chove é uma chatice, se está frio é um ai Jesus e se neva então é uma histeria completa ou porque é uma felicidade ou porque é um transtorno sem fim. Levamos o tempo a dizer que não temos tempo. Fazemos tudo a correr, não nos demoramos a saborear o momento, porque o próprio tempo não pára. No entanto o tempo passa por nós e faz-nos ver as coisas de forma diferente. Aquilo que há um tempo nos parecia fundamental, torna-se risível de um momento para o outro. Hoje fazemos coisas de que passado um tempo nos arrependemos. Porque na altura não parámos e fomos simplesmente atrás do tempo. O tempo é importante para nós e por isso mesmo devemos usá-lo bem. É tão importante acordar cedo para desfrutar de um dia, como dormir uma hora a mais para dar repouso ao corpo. É tão bom estar um tempo a ver uma comédia maluca que nos faz rir às gargalhas, como aproveitar um tempo semelhante e assistir a um concerto de música clássica. Também com o tempo é necessário encontrar o equilíbrio. Será que temos tempo para descobrir isso mesmo?

13 janeiro 2009

Objectos de que gosto (3)


Dedais! São lindos e existem alguns que são verdadeiras obras de arte. Esta fotografia (daqui) é uma composição bem ilustrativa.
Acabei de picar um dedo, porque tentei coser um botão sem dedal (estou no serviço), o que deu origem a este post. A verdade é que não consigo coser um botão sem usar um dedal e quando era criança adorava brincar com eles. Tenho cerca de meia dúzia, não porque costure com frequência (aliás não costuro de todo!), mas simplesmente porque os acho bonitos…

12 janeiro 2009

Quem sou eu ?

Imagem : insistonheinz
Esta noite sonhei que perdi a memória. Estava no meio de uma multidão e não conhecia ninguém. Não sabia quem era nem o que fazia ali. Virava-me para todo o lado a pedir ajuda e ninguém me via nem ouvia. Percebi que a minha voz não saía. Só os lábios mexiam. Empurravam-me de um lado para o outro. Caí e de imediato fui pisada por mil pés. Gritei! Acordei ao som do meu próprio grito. Demorei uns segundos a perceber que estava na minha cama e que tinha sido só um pesadelo. Respirei de alívio. Acendi a luz e li por um bocado para descontrair. Pouco depois voltei a adormecer, desta vez num sono tranquilo. Acordei na hora habitual, satisfeita por saber quem sou ….

Who am I?

I'm nobody! Who are you?
Are you nobody, too?
Then there ’s a pair of us—don’t tell!
They ’d banish us, you know.

Emily Dickinson

09 janeiro 2009

Vou ali arejar e volto na segunda-feira!

Audrey Hepburn "Sabrina"

Usem os cachecóis, as camisolas de lã de gola alta, o pijama por baixo das calças, as luvas de lã de ovelha, o barrete que receberam no Natal, tudo o que a imaginação vos sugerir, mas esqueçam o frio e divirtam-se.

Tenham um bom fim-de-semana!

08 janeiro 2009

Impossível ficar indiferente.


Quando se pensa que a Escola é segura por ser da ONU, acaba por ser o local mais fácil para se encontrar a morte. A Faixa de Gaza já era um local perigoso para se viver na terra, agora deve ser um dos mais mortíferos do planeta. E os civis tombam. São sempre os civis os primeiros a tombar…

07 janeiro 2009

Este é um blog do contra!

Rodney Graham – Paradoxical Western Scene, 2006 - BESarte

Aqui não há recessão! Trabalhamos todos os dias contra a crise. Não cortámos no aquecedor eléctrico à noite, nem na bica matinal. Vamos continuar a ir ao cinema (mesmo com a suspensão do cartão zon – os cartões Fnac e ACP também dão desconto). Os saldos estão aí, para comprar um par de botas mais em conta. Dispensamos a carne vermelha, mas não a costeleta de porco. A corvina está demasiado cara? Olha ali uma bela maruca que é tão saborosa. O desemprego continua a aumentar, é verdade. Mas também continuo a ver muita gente a recusar trabalhar, porque ganhar 500€ mensais e trabalhar 8 horas é só para imigrante. Este mês não consigo comprar nenhum livro, aí está uma boa altura para ir à biblioteca municipal. Dizem que a cultura é cara, na semana passada vi uma excelente exposição de fotografia com entrada livre, a “BESarte”, no CCB. Por tudo isto e por muito mais, também está na nossa mão lutar contra a dita recessão, sem nos acomodarmos à fatalidade e ao negativismo generalizado…

05 janeiro 2009

O Diário de CC


Resoluções de Ano Novo:
- Conseguir cozer peixe, sem deixar a fervura saltar fora do tacho
- Entrar numa loja de artigos para casa e sair de lá sem deixar cair ou partir nenhum objecto
- Não adormecer no sofá, a ver um dos filmes preferidos na TV
- Chegar ao fim do ano, sem necessidade de trocar qualquer pequeno electrodoméstico
- Comprar lâmpadas, logo que se gasta a última do stock
- ... e mais algumas coisas que ainda devem acontecer-me por estes dias...