28 novembro 2008

Destination : Paris !


À très bientôt !!!!

Tenham um bom fim-de-semana prolongado!

(Ps – só não me vou esquecer de voltar, porque no dia do regresso o meu filho também volta e tenho que esperar por ele no aeroporto, se não, pedia asilo político e ficava por lá….)

Coração apertadinho!


Mãe galinha é mãe galinha e não há nada a fazer!!! É certo que à conta da ausência do filho (a voar neste momento a caminho da Madeira, integrado num pequeno grupo da Instituição que frequenta e que no âmbito de um Projecto de aquisição de autonomias, leva o meu mais querido, para uma viagem de 5 dias que se deseja inesquecível e frutuosa – obrigado Raquel e Lígia), amanhã aí vou eu matar saudades de pessoas que amo e de uma cidade que adoro, mas o coração vai apertadinho, muito apertadinho….

27 novembro 2008

Cadeau d’Anniversaire!

(Capa do Catálogo da Exposição “Picasso et les maîtres”)


No próximo dia 1 de Dezembro, vou oferecer-me a mim própria este presente de aniversário (não, não… embora gostasse e muito, não vou comprar o quadro, vou só ver a exposição).
Uma excitação infantil toma conta de mim nestes dias…..

26 novembro 2008

Está frio :)


Já sei que vem aí um coro de protestos, mas não há nada a fazer: adoro o frio! Hoje está como eu gosto, um sol tímido e um friozinho de rachar. Consigo finalmente tirar do armário, as meias de lã, as luvas, o cachecol e a canadiana. Adoro o calor provocado pela lã, contra o ar gelado que me envolve. É uma agradável duplicidade de sensações!

25 novembro 2008

Objectos de que gosto (2)








As caixas de música são uma outra paixão. É quase mágico abrir a tampa da caixa, dar à corda e ficar ali a ouvir a música e ver o movimento dos pequenos bonecos, presos num mundo imutável e por isso imperfeito. Não as colecciono, mas tenho algumas alusivas à época natalícia que exibo sempre por esta altura.

24 novembro 2008

E a chuva, vem ou não?


Esta semana vai ser curta para tudo o que tenho que fazer. Não tendo muito tempo para o blog, ficam umas coisas agradáveis para o olhar …

20 novembro 2008

Yes!

Eles estão de volta à Foxlife, com a terceita temporada, no próximo dia 9 de Dezembro e eu não vou perder, mas é que não vou mesmo!

Be proud Tina, be proud!

Tina Turner, Cher & Oprah

Não sei se viram ontem à noite o programa da Ophra. Só apanhei o final, quando em palco Tina Turner e Cher cantavam o lendário “Proud Mary” (saudades dos Creedence Clearwater Revival) , com um surpreendente “grand finale”, a incluir a própria Ophra (vale a pena conferir aqui). (claro que saltei do sofá, cantei e dancei com elas).
Foi um delírio ver estas 3 mulheres, com tanta energia e alegria de viver. Lembremos que a Ophra vai a meio dos cinquenta anos, a Cher tem sessenta e muitos e a espectacular Tina sessenta e nove.
Gosto muito de Tina Turner, não só pelo seu vozeirão e pelas suas canções, mas também pela maneira como deu a volta a uma vida que a podia ter destruído, tendo conseguido tornar-se na mulher que conhecemos. Agora, à beira dos seventies, vai fazer mais uma tournée e pelo que vi ontem, vai de certeza ser um sucesso! Parabéns Miss Tina, daqui a 20 anos gostaria muito de ter a sua energia!

19 novembro 2008

Les bougies Diptyque

Oui, c’est chic je sais ! Este post é um tudo-nada snob e até um pedacinho pedante, mas… convenhamos, uma pessoa de vez em quando precisa de um certo glamour, ou mesmo de uma ou outra futilidade na vida. Para fugir à rotina, para se mimar a si própria ou mesmo por uma simples questão de bem-estar.
Gosto de velas aromáticas. Gosto do ambiente que proporcionam, acolhedor, relaxante, propício ao descanso e ao prazer. Muitas vezes à noite, naqueles momentos só meus, em que me deito no sofá a ler, a ver um filme ou mesmo se me sento com o portátil no colo, há sempre uma vela a queimar (no Inverno acrescenta-se um licor de cacau, e é a perfeição total). Os meus aromas preferidos são o chocolate (claro), a canela e os citrinos (sobretudo a laranja). Sou pouco mística e nada dada a coisas demasiado zen, mas, reconheço, estes são instantes preciosos e precursores de uma noite bem dormida.
Uma das minhas marcas preferidas é a Diptyque. Alguém me disse que já se encontram à venda em Lisboa, no entanto ainda não descobri onde. Felizmente em breve, muito em breve vou poder ir directamente à fonte, refazer o stock. Oui, c’est chic je sais, très chic !

18 novembro 2008

Uma (fantástica) voz!

(Respect by Aretha Franklin (live) 1967)

A "Rolling Stone" promoveu uma eleição para a melhor voz do mundo e a vencedora foi a Aretha Franklin.
Aqui com “Respect “, o clássico que alude ao respeito e reconhecimento feminino.

17 novembro 2008

Registo de Viagens


No sábado tive uma reunião de trabalho em Viana do Castelo, o que me fez ir de Lisboa a Viana e voltar no mesmo dia. Não sobrando tempo para o lazer, ficaram-me três registos deste dia:

1- Já existe alternativa à velhinha A1 para ir até ao Porto. A A8 estica-se até Aveiro e depois a A25 leva-nos quase até aos Carvalhos. São mais seguras, porque têm menos movimento e por isso também mais rápidas. Há novas paisagens a descobrir, mais perto do Atlântico, com aldeias e vilas pitorescas, campos retalhados numa profusão de cores (neste caso outonais) deliciosas para o olhar.
2- Chegar ao Porto pela Ponte da Arrábida é sempre, para mim, um deslumbramento total. A beleza da cidade que se estende para o rio e depois até à foz tira-me a respiração. As pontes ligam as duas margens de forma majestosa. As palavras de Carlos Tê e a música de Rui Veloso fazem todo o sentido.
3- A reunião em Viana foi no Auditório da Biblioteca Municipal, que, para minha surpresa, é um dos três “mamarrachos”, que plantaram em frente à bela marginal ribeirinha da cidade. A linda baixa de Viana, com os seus prédios característicos, ficou agora com aqueles 3 blocos de cimento gigantes, assentados entre esta e o rio Lima. Poderiam ser blocos com alguma imaginação arquitectónica, mas não, nem isso. Não gostei!

…E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa…
(Carlos Tê)

14 novembro 2008

Vintage e em francês

"Yves Montand - Les Feuilles Mortes"

Continuando na minha onda vintage e em francês,apetece-me ouvir Yves Montand!

Bom fim-de-semana!

13 novembro 2008

Que chatice!

RL

Não é novidade nenhuma, o mundo pode ser cruel!
Que chatice, não nascermos todos perfeitos…

11 novembro 2008

Objectos de que gosto (1)





Sempre gostei de Globos de neve.
Viro o globo e fico a ver cair os pequenos flocos, ao mesmo tempo que imagino histórias escondidas atrás de cada cenário. Certamente o efeito de viver num País cheio de sol, em que a neve é quase sempre uma miragem…

07 novembro 2008

Merci Chère Amie!

São em número de 24 e estou a esforçar-me, com grande dificuldade, para não cometer o pecado da gula e comer só um por dia! (já aqui disse e volto a repetir: deveria ser proibida por lei, com despacho publicado em Diário da República, a oferta deste tipo de presentes)
Tenham um bom fim-de-semana!

06 novembro 2008

Um abraço ...



Há dias em que recebemos boas e más notícias. Logo pela manhã. Hoje foi o caso. A satisfação da boa notícia foi rapidamente anulada, perante a má notícia. É real, a dor provocada pelo sofrimento das pessoas que nos são queridas. Ficamos frágeis perante a nossa impotência. Gostaríamos de fazer mais mas não podemos. Resta-nos simplesmente a solidariedade do nosso abraço e das palavras de conforto, ao mesmo tempo que esperamos por melhores dias.

05 novembro 2008

Ora aí está! Welcome Mr. Obama!


A globalização do sonho americano!
(Tiro o meu chapéu ao discurso de McCain no momento da derrota...)

Pastilhas Piratas (doces memórias)


Ontem em conversa com uma amiga, relembrámos alguns momentos engraçados da nossa infância. Veio à tona um dia de aniversário, não sei se nos 7 ou 8 anos, em que recebi uma enorme caixa de pastilhas Piratas, para grande inveja das minhas amigas. Segundo elas contam (sim porque eu não me lembro nada disso, elas é que ficaram traumatizadas), veio um momento em que tive que partilhar as pastilhas. Como na altura era muito poupadinha, optei por dar meia pastilha a cada uma, para grande escândalo das meninas (enfim, não percebo porquê…). Parece, no entanto, que se queixaram à autoridade (a minha mãe, claro) e lá fui obrigada a dar uma pastilhinha inteira a cada uma.

04 novembro 2008

L’heure du thé….

…. ou pequenos momentos de requinte e prazer!
Quem me conhece, sabe que adoro chá. Um dos meus poucos rituais é um chá a meio da manhã e outro depois do jantar.
O meu eleito da semana é o “Cape Delight” da Rituals. É um chá de rooibos puro e natural. Ligeiramente aromatizado, é totalmente isento de cafeína e com um teor mínimo de tanino. É delicioso, suave e relaxante. Para mim, que sou agitada de mais, é um verdadeiro momento zen. Recomendo!

03 novembro 2008

A Obamamania


Não se fala de outra coisa. As eleições americanas tomaram conta dos media. As nossas televisões parecem lançadas no qualquer quiz de “Quem consegue a reportagem mais original?”. Enviam-se jornalistas para tudo quanto é canto, desde que tenha a ver, ainda que muito remotamente, com Barak Obama. Ficamos a saber que no Kenia há uma aldeia chamada Kogelo, onde ainda mora uma avó do candidato. À falta de outros, entrevistam-se os seus vizinhos, que não entendem o porquê de tanta agitação. Entrevistam-se se americanos a viver em Lisboa e portugueses a viver nos EUA. Sabemos mais do sistema voto americano do que do sistema português. Não interessa o que se passa no Congo com mais uma crise humanitária em crescendo, nem o estado actual da crise financeira. Os Estados Unidos da América vão ter o primeiro presidente negro da sua história e nada mais interessa no momento: … “O'er the land of the free and the home of the brave!”