08 maio 2008

Myanmar

(foto do sapo)

Myanmar vivia fechado para o mundo, com um governo militar totalitário, egocêntrico e ditatorial. De vem em quando ouvíamos falar do País, muitas vezes por obra de Aung San Suu Kyi, a face mais pública da oposição ao regime e que recebeu o Prémio Nobel da Paz. Agora Myanmar saltou para a ribalta, infelizmente pelos piores motivos. A natureza provou mais uma vez ser mais forte do que o Homem. O Governo de Myanmar podia ter evitado que a catástrofe fosse maior, mas foi incapaz de lançar alertas em tempo útil ou de proceder a manobras de evacuação atempadas. Myanmar precisa de ajuda imediata mas o seu governo continua relutante em dar autorizações de entrada às movimentações humanitárias. Em Myanmar os números apontam para cerca de 100 000 mortos (só para comparação de números, no 11 de Setembro, morreram cerca de 3 000 pessoas). Myanmar precisa da ajuda internacional para se reerguer. Será que os seus generais não conseguem deixar de pensar só em si próprios?

4 comentários:

Luís F. disse...

É no mínimo revoltante ver as imagens da devastação e do desespero dos sobreviventes e saber que a ajuda que precisam é recusada por caprichos insondáveis dos monstros ditadores que regem o país…

osátiro disse...

Parabéns pelo post.
Embora distantes, o nosso contributo para o devastado povo birmanês não deve ser nulo: denúncia na net e contributos monetários.
Se passar pelo meu blog há um vídeo com brutalidades selvagens!

Mocho_ao_Luar disse...

desculpa pelo extremismo do meu comentário...mas haviam de ser eles a morrerem pela fúria da natureza.

Suzi disse...

desculpa por terminar comentando o comentário do mocho... mas, a se olhar com esses olhos, haveriam de ter morrido muito mais que 3 mil, nos EUA, no atentado do WTC...

acho que são seres humanos, e se os governantes fossem os primeiros a ser atingidos, eu até pensaria na idéia do "haviam de ser eles"...