30 outubro 2008

Ce blog est aussi écologique!


Nem precisamos de ir à Praça da Figueira, basta irmos ao ecoponto mais próximo!

Faça um favor a si próprio e recicle pilhas e baterias. Pela sua saúde, pela dos seus filhos, dos seus netos e pelo futuro do Planeta Azul.

Não custa nada. Em casa, arranje um mini-pilhão improvisado e quando estiver cheio, marque um encontro com um amigo no café da esquina, aproveite, e, pelo caminho, deixe as suas pilhas usadas no ecoponto que está mesmo ali do outro lado da rua…

29 outubro 2008

Rose, la couleur du jour

Todos os dias, mas especialmente hoje, este é um blog cor-de-rosa!

Desta notícia, transcrevo o último parágrafo:

“…Em Portugal, surgem anualmente cerca de 4500 novos casos de cancro da mama e morrem aproximadamente 1500 mulheres com esta doença, o que perfaz uma média de quatro a cinco mortes por dia. O cancro da mama é a segunda causa de morte nas mulheres entre os 35 e os 55 anos”

28 outubro 2008

Ne partons pas fâchés - Raphaël

Por razões que muito me agradam, mergulho suavemente em tudo o que é francês. Para já ouço o Raphaël. É divertido, agradável e lembra-me o Verão do ano passado, quando as minhas sobrinhas me ofereceram o CD e juntas cantávamos em stereo com muita dança pelo meio ...

27 outubro 2008

Da praia da Aguda até às arribas do Magoito

Ontem foi assim! Uma espectacular tarde solarenga de Outono, fez-nos voltar ao lado norte da Serra de Sintra. Desta vez iniciámos a caminhada na Praia da Aguda, seguindo pelas arribas até à Praia do Magoito e continuando costa acima até ao local escolhido para o tradicional pic-nic, sempre com o Atlântico a rivalizar com o céu na cor azul.

Começámos aqui …
… continuámos por aqui…


…pelo caminho encontrámos isto …


Depois deste ligeiro descanso a meio do percurso...
.... admirámos a Duna fóssil no Magoito .....

... e continuámos ....


Após quase 10km de caminhada, em que andámos escarpa acima, arriba abaixo, marco geodésico à direita e o oceano em toda a sua magnitude sempre à esquerda, acabámos assim

A vida é bela !

24 outubro 2008

Memórias da Linha de Cascais (3)

Na sequência dos posts anteriores aqui e aqui, deixo hoje os últimos excertos do capítulo dedicado à minha Freguesia Carcavelos. E hoje falamos de vinhos…


“… O sítio de Carcavelos, dilatado pelas colinas ribeirinhas do Tejo e do Oceano, tem as melhores condições orográficas, geológicas e climatéricas, para produtor de vinhos.
Já no século XVII os vinhos de Carcavelos haviam fama no País. Generosos carregados na cor, trepadores, e com bouquet característico. Vinhos que mereceram a Filinto a ode consagradora:

“Rapaz, deita mais vinho
Vê se inda achas do doce Carcavelos
Garrafa nalgum canto”

A sua área de produção é reduzida. Fora dela, o vinho verde perde as qualidades essenciais. Não vai além de duas léguas quadradas. Aí o produto afina-se. Não é um Madeira, nem um Porto. É um Carcavelos. Dezassete graus de graduação alcoólica, com a sua cor, o seu paladar, o seu aroma particulares. A Duquesa de Abrantes, mas suas “Memórias”, ao referir-se a este vinho, diz várias vezes “… ce delicieux vin du Carcavelos…”.
…..
O Marquês de Pombal criou a marca oficial dos vinhos de Carcavelos e colocou-a no plano dos vinhos do Porto e da Madeira.
Os ingleses tomaram-lhe o gosto pela mesma época em que o bebeu a Duquesa de Abrantes – durante a guerra peninsular. Wellington teve o seu quartel-general, largo tempo, nas famosas linhas de Torres, região onde fica metida a área produtora do “Carcavelos”. A guerra forçava toda a gente a dispor, apenas, dos recursos da região mais vizinha. Os oficiais ingleses privados do seu amado Porto, provaram o “Carcavelos”. Provaram e gostaram. No regresso à Ilha Inglesa, falaram e gabaram este vinho que a guerra lhes fizera descobrir.

O “Carcavelos” viajou muito. Chegava dantes a toda a parte. Oh! Como ele era belo. Quando nos aparecia numa garrafa de gargalo torcido, coberta de pó. A rolha quase desfeita e com um rótulo de papel de costaneira onde simplesmente se lia, em caracteres desbotados pelo tempo, a palavra Cracavelos, o que era um dos maiores indícios da sua pureza. O tempo altera todas as coisas. Emendou-se a ortografia e perdeu-se o vinho …”

in “Memórias da Linha” de Branca de Gonta Gonçalo e Maria Archer

E assim fica a minha sugestão para o fim-de-semana: tentem encontrar uma garrafinha de Carcavelos e saboreiem-no de forma especial. Mas se não for Carcavelos, pode ser um Moscatel, um Muralhas, um JP…. Há muitos e bons vinhos portugueses por onde escolher!

Tenham um bom fim-de-semana!

23 outubro 2008

E eles também cresceram…


De repente ouço no rádio que os estrunfes fazem hoje 50 anos. Nasceram em 1958, mas só cá chegaram lá pelos anos 80. Eram os desenhos animados preferidos do meu filho. Belos momentos passámos, com estes simpáticos gnomos :)

22 outubro 2008

E eles chegam, devagarinho …


… os melhores dias, é claro!
Quando menos estamos à espera, as boas notícias vão surgindo e damos connosco a ver de novo as coisas com outras cores, mais alegres. Até um friozinho gostoso, apareceu hoje de manhã para animar (já sei que vou ouvir reclamações, mas eu gosto do frio, pois gosto). Aproveito ao máximo a conjuntura astral, saboreio o momento e embalo nesta onda de boa disposição. Vou almoçar shao-min com tangerinas de sobremesa (… ah e ainda tenho esperança que os sucessivos trambolhões da euribor, façam também cair no abismo, a minha prestação da casa …. desejo difícil de concretizar, mas o direito ao sonho ninguém me tira!)

Saudade