18 janeiro 2014

Se não podes ir ao Prado vais ao MNAA

E foi o que fiz! Em boa companhia, fui hoje ver a exposição “Rubens, Brueghel e Lorrain, A Paisagem Nórdica no Museu do Prado”. Gostámos, embora nos soubesse a pouco. Quando chegámos ao fim, voltámos atrás para rever os preferidos. Os meus foram estes, incluídos nos núcleos “A vida no Campo” e “Paisagem de gelo e neve”
  
Jan Brueghel o Velho, A vida campestre, 1620, 1622

Cenário bucólico, dividido entre o trabalho e o lazer. Apetece entrar no quadro e ir espreitar cada canto.

Jan Brueghel o Velho, A boda campestre, 1621, 1623

Os detalhes muito presentes. Deliciosa a forma como os populares param de fazer as suas tarefas para apreciarem o cortejo que passa. Quase que se ouve a música e as vivas aos noivos.

Jan Brueghel o Velho e Joost de Momper O mercado e lavadouro na Flandres, 1621

Uma pequena maravilha este mercado e lavadouro. Pintado a 4 mãos e com duas cenas distintas, a conjugação é perfeita. O raio de sol a incidir sobre a roupa estendida, realçando a alvura da mesma, traz uma luz especial à pintura.

Joost Cornelisz. Droochsloot, Paisagem de Inverno com  patinadores, 1629

Aqui encantou-me todo o movimento que se sente da direita para a esquerda na forma ascendente. Há duas quedas no gelo, que parecem ter acabado de acontecer, há a velocidade e a beleza dos trenós, há umas meias até ao joelho com umas ligas ornamentadas, nas pernas dos elegantes senhores ali em primeiro plano e ... há tanto mais. 

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Pela descrição que fizeste fiquei curiosa.
Como estou longe, encho os olhos com o que mostras.

Beijinhos.