13 junho 2011

Um tostãozinho para o Santo António….

Ontem voltei aos arraiais de Stº António em Lisboa. A última vez já tinha sido há uma boa dezena de anos. Não sou grande adepta de multidões e aqui isso é coisa que não falta, mas a verdade é que esta é uma noite muito especial e por isso mesmo adorei. Os amigos eram bons, a sardinha (congelada) até pingava no pão, o chouriço, do mais rasca que podia haver, era delicioso, o vinho, carrascão, como se queria, as farturas bem gordurosas e cheias de açúcar e canela, foram a sobremesa perfeita e a ginja que sabia a groselha, parecia vinda directamente das Caldas. Há os encontros inesperados, com pessoas que nos são queridas e vêm os beijos e os abraços. Há música por todo o lado e dança-se e canta-se e rimos muito e há um sentimento genuíno de alegria no ar. Compram-se manjericos e agradecemos ao Santo casamenteiro por nos levar à rua e fazer-nos felizes. Há grupos de crianças a pedir um tostãozinho para o Santo António… e nós damos e eles riem … e nós também…

4 comentários:

mfc disse...

Hummm... aquelas sardinhas ali a fumarem... abriram-me o apetite!

Zé disse...

Foi uma noite perfeita... até a ginjinha que sabia a groselha!

Turista disse...

Querida Custódia, pronto agora fiquei nostálgica...
Já passou! Fiquei feliz por ver que ainda se mantém tudo na mesma. Foste comer as sardinhas ao largo de S. Miguel? Encontraste os nossos amigos?
Adorei as fotos :)

Kok disse...

Também fiz parte dessa multidão de que falas.
Ao contrário de ti, estou presente muitas vezes nestes bairros que se enchem de gente neste mês de Junho.
E não é propriamente pelas sardinhas já que as asso em casa com alguma regularidade; é mais pela observação das pessoas e de dos seus comportamentos a que adiro e me incluo espontaneamente.
O pior mesmo é a ressaca, mas isso daria um outro comentário!

Beijo!