30 março 2009

Lido num ápice!

O rapaz do pijama às riscas

“…
- Nunca tinha reparado - disse numa voz pouco credível, quase para si mesmo.
- Nunca tinhas reparado em quê? Perguntou Shmuel.
Em resposta, Bruno estendeu a sua mão com as pontas dos dedos meio unidas.
- As nossas mãos – disse ele – São tão diferentes. Repara!
Os dois rapazes olharam ao mesmo tempo para baixo e a diferença era óbvia. Embora Bruno fosse baixo para a idade e nada gordo, a mão dele parecia saudável, cheia de vida. As veias não eram visíveis por baixo da pele, os dedos não eram pouco maiores do que tronquinhos definhados. Porém, a mão de Shmuel contava uma história bem diferente.
-Como é que elas ficaram assim? – perguntou
- Não sei - disse Shmuel – elas costumavam ser parecidas com as tuas, mas não dei pela mudança. Agora toda a gente do meu lado da vedação está assim...”


Nós conhecemos a História. Sabemos como foi e o que aconteceu. Porém, o choque é sempre o mesmo. É sempre como se fosse a primeira vez que tomamos contacto com a realidade.

27 março 2009

Lazer?

Lá porque eu tenho que trabalhar até Domingo, não significa que vocês não possam ir até à piscina dar um mergulho. O tempo até está fantástico! Aproveitem enquanto dura...

Bom fim-de-semana

26 março 2009

A Hora do Planeta

Hora do Planeta - 28 de Março 20h30-21h30

No Sábado apague as luzes durante uma hora e junte-se à maior plataforma voluntária de cidadãos alguma vez testemunhada a nível mundial.

25 março 2009

Distâncias

Decididamente, a forma mais rápida de unir dois pontos ainda é uma linha com muuuuuuuuitas curvas!

24 março 2009

Dislexias

Para não lhes chamar disparates. Também chegam com a idade. No mínimo!
(E juro que estou a falar de mim!!!)

23 março 2009

Visitas


Vejo-o todos os dias ao longe, da minha janela. Passo-lhe muitas vezes ao lado de carro e a pé, nas minhas caminhadas. No Sábado visitei-o pela segunda vez, sendo que agora o bom tempo permitiu uma visita prolongada aos espaços exteriores. As fotos não estão nada de especial porque foram tiradas com o telemóvel e não ilustram com justeza as linhas robustas mas delicadas do forte nem o azul do céu e do mar. Destaco a magnífica sala ogival, que era a antiga cisterna do forte e na base do farol, a cela/prisão do General Gomes Freire de Andrade que deu origem ao romance “Felizmente há luar” do Luís de Sttau Monteiro.







(O Forte não está aberto ao público. Só são possíveis visitas guiadas e agendadas com antecedência. A Câmara de Oeiras, costuma ter estas visitas integradas no programa “Mexa-se”)

20 março 2009

Temas coloridos

“A Primavera” de Botticelli


A Primavera chega hoje, trazendo consigo o seu habitual turbilhão de cores, perfumes e pólenes (estes últimos para mal de alguns, mas tudo tem os seus prós e contras). É o renascer da natureza e do optimismo. Soltam-se os papagaios e as hormonas, aparecem as borboletas, com o seu bater de asas provocadoras. Apetece-nos sair, passear na natureza, vestir roupas leves. O lazer impõe-se com naturalidade. É uma boa altura para viajar, por isso sugere-se uma low cost para, quiçá, uma simpática viagem pelos ares. Condições de utilização abaixo referidas.


Imagem recebida por e-mail
Tenham um bom fim-de-semana, sim ?

19 março 2009

Absurdos

Estamos na terceira semana de Março, ainda é Inverno e uma das principais notícias da semana são os incêndios activos. Penduro roupa para secar à noite e de manhã já está seca. Está calor e as praias estão cheias de gente. Absurdos de um planeta em nítida mudança...

18 março 2009

Subtilezas

"Um bom rendimento é a melhor receita que conheço para a felicidade"
Jane Austen escreveu e eu já estive mais longe de acreditar nessa máxima!

17 março 2009

Constatações

Constato que trabalhar muitas horas seguidas sem tempo para pausas, nem para refeições decentes, faz com que chegue a casa esfomeada e jante desalmadamente. Foi assim ontem e foi assim hoje. Ou muito me engano ou já tenho que alargar uma casa no cinto. Conclusão, muito trabalho é mau para o físico....

16 março 2009

Detalhes

Programo a gravação do episódio da minha série preferida e esqueço de ligar o cabo da antena ao leitor /gravador de dvd! Um pequeno detalhe nada mais. Frustrante? Um pouco! Mas troco rapidamente o ecrã de televisão por um policial da Anne Perry que tem estado à espera de vez na prateleira....

13 março 2009

Na Póvoa de Varzim a trabalhar...


... de frente para o mar, durante 3 dias.
Céu e mar de um azul intenso e previsão de tempo primaveril, quase Verão!
Tenham um bom fim-de-semana!

12 março 2009

Até onde?

A chacina de ontem numa escola da Alemanha, aporta-me de novo um sentimento de angústia e impotência. É assustador o número de casos semelhantes que têm acontecido nos últimos tempos. Uma coisa que nos parecia longínqua (de vez em quando ouvia-mos falar de um ou outro caso nos States, onde tudo sucede sempre em primeiro lugar), começa a acontecer mesmo aqui à porta. Infelizmente até nisto a globalização se impõe! Quando digo que é assustador não me refiro ao acto tresloucado em si, ao desequilíbrio momentâneo da mente, mas sim à pouca idade da maior parte dos agressores e, sobretudo, à facilidade de acesso às armas. Na maior parte dos casos estas estavam em casa, provavelmente sempre visíveis, provavelmente sempre a exercer alguma espécie de fascínio ou atracção sobre quem por elas passava diariamente. Por outro lado, o mediatismo dos acontecimentos poderá também ter influência directa sobre alguns pensamentos mais frágeis. Provavelmente a questão do “se ele fez, eu também sou capaz de fazer”, torna-se uma obsessão e daí à prática do acto não vai mais do que um bater de asas de borboleta. E depois há o não acompanhamento dos filhos e será talvez esse o factor mais determinante. Começa tudo em casa, simplesmente em casa …

11 março 2009

Sobre o futebol

Matraquilhos daqui

Não, não vou falar de ontem nem daquela coisa estranha que aconteceu ao SCP (merecem a minha simpatia, afinal ainda me lembro de uma coisa semelhante do SLB com um qualquer clube espanhol), nem do estalo que a Carolina levou à saída do tribunal (este processo é uma verdadeira “soap opera”), nem da notificação perdida nos correios e que não chegou ao Vale e Azevedo (ele há coisas verdadeiramente delirantes!), nem do jogador inglês que chamou feio ao CR (haverá ofensa maior?), mas sim da nossa Selecção Feminina que finalmente parece querer sair do anonimato. Será que é desta que o conseguem?

10 março 2009

Vintage

Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro o amor em teu olhar
É uma pedra
Ou um grito
Que nasce em qualquer lugar

Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal aquilo que sou
Sou um grito
Ou sou uma pedra
De um lugar onde não estou

Às vezes sou também
O tempo que tarda em passar
E aquilo em que ninguém quer acreditar
Às vezes sou também
Um sim alegre
Ou um triste não

E troco a minha vida por um dia de ilusão
E troco a minha vida por um dia de ilusão

Às vezes é no meio do silêncio
Que descubro as palavras por dizer
É uma pedra
Ou um grito
De um amor por acontecer

Às vezes é no meio de tanta gente
Que descubro afinal p'ra onde vou
E esta pedra
E este grito
São a história d'aquilo que sou

Maria Guinot - "Silêncio e tanta gente"

Era a nossa representante no festival da Eurovisão de 1984. Gosto das palavras, da melodia e da voz intensa da MG. Pode ouvir-se aqui. Por vezes é no meio de uma multidão que nos conseguimos isolar. Ouvir o silêncio por entre as vozes dos outros é uma espécie de terapia emocional. Até onde conseguimos ir em ambientes mais ou menos volúveis? Mais ou menos agressivos? Costumo fugir de multidões, porque me causam algum desconforto. Mas, se por algum motivo que não consigo ultrapassar, sou apanhada na engrenagem, essa é a técnica que uso para me libertar…

09 março 2009

06 março 2009

A liberdade dos pincéis




Por ordem:
Hieronymus Bosch - Navio dos Loucos
René Magritte - Le Blanc-Seing
Nadir Afonso - Sereias
Ainda a propósito do post de ontem, apeteceu-me divagar um pouco sobre a arte surrealista (neste caso pintura) de que tanto gosto. Quando me deparo com uma pintura surrealista, mergulho de imediato num exploratório jogo de emoções. Tento agarrar a imaginação do autor e perceber que histórias estariam por trás da sua criação. Percebo facilmente porque nem tudo o que parece é e como a sensibilidade nos pode transportar para mundos genialmente fantasiosos e atraentes. O encantamento do surrealismo prende-me pela sua liberdade e sobretudo pela sua irreverência. Quase tudo é permitido e quase tudo é perdoado…
Tenham bom fim-de-semana!

05 março 2009

Do Brueghel e da Natureza

Pieter Brueghel (o Velho), Dulle Griet 1562 (ou 1563)

Esta madrugada o diabo andou à solta aqui pelos meus lados. Acordei lá pelas cinco da manhã com o barulho demoníaco do vento. Ouvia os ramos das árvores a estalar, as persianas a bater desenfreadamente e os cães a ladrar desalmadamente. Voltei a adormecer, embalada pela natureza ruidosa, mergulhando numa espécie de sonho/pesadelo que me transportou para vivências e paisagens Brueghelianas

04 março 2009

Das fotografias



Um destes dias e para aproveitar mais uma tarde de chuva, entretive-me com umas arrumações / desarrumações e acabei na prateleira onde estão os álbuns de fotografias. Havia algumas para ordenar e lá estive mais de uma hora, sentada no chão e rodeada de vida. Sim, porque afinal são os registos de uma vida e quase sempre de uma vida feliz. E sim porque nós nunca fazemos fotografias dos maus momentos. Já repararam? Já alguma vez pararam para pensar nisso? Não? Então experimentem da próxima vez que tiverem um tempo disponível. Abram as gavetas, revirem as prateleiras, as caixas de cartão e olhem para as vossas fotografias e lembrem-se dos momentos em que cada uma foi tirada. E quando se apercebem estão a sorrir ou a rir ou mesmo às gargalhadas...

03 março 2009

E então?

Gosto de café e não de leite. Uso brincos e não colares. Gosto de ficar nas últimas filas do cinema e não nas da frente. Gosto de trabalhar com o rádio ligado e não no silêncio. Gosto de Lídia Jorge e pouco da Agustina. Gosto de carros Citroën e não de Mercedes. Gosto de Paula Rego e a Vieira da Silva é-me indiferente. Gosto de usar azul e lilás e não verde cinzento. Gosto de secar cada centímetro de pele depois do duche e não de me embrulhar simplesmente numa toalha ou num roupão. Uso sapatos de cunha e não de salto. Tenho as unhas curtas e não compridas. Detesto lençóis de flanela, adoro os de algodão. Gosto de umas coisas, que outras pessoas detestam. E então? Alguém tem alguma coisa a ver com isso? Qual é o problema se em vez de fósforos de cabeça vermelha, compro fósforos de cabeça amarela?

02 março 2009

Momento de humor!


Sem veleidades! É segunda-feira e a semana adivinha-se muito trabalhosa. Por isso comecemos com um momento de humor, para nos trazer inspiração e alegria no trabalho. E agora mão na massa, que é como quem diz, vamos ser criativos e produzir ….