23 março 2009

Visitas


Vejo-o todos os dias ao longe, da minha janela. Passo-lhe muitas vezes ao lado de carro e a pé, nas minhas caminhadas. No Sábado visitei-o pela segunda vez, sendo que agora o bom tempo permitiu uma visita prolongada aos espaços exteriores. As fotos não estão nada de especial porque foram tiradas com o telemóvel e não ilustram com justeza as linhas robustas mas delicadas do forte nem o azul do céu e do mar. Destaco a magnífica sala ogival, que era a antiga cisterna do forte e na base do farol, a cela/prisão do General Gomes Freire de Andrade que deu origem ao romance “Felizmente há luar” do Luís de Sttau Monteiro.







(O Forte não está aberto ao público. Só são possíveis visitas guiadas e agendadas com antecedência. A Câmara de Oeiras, costuma ter estas visitas integradas no programa “Mexa-se”)

5 comentários:

Luís F. disse...

Ora aí está uma coisa que eu gostava de ter feito… É como dizes, aqui tão pertinho e sempre a vê-lo de fora…

PreDatado disse...

Ora aqui está, coisas aqui tão perto e que desconheço em absoluto. E outras mais perto ainda.

Viajante disse...

E mexeste-te tu muito bem. O espaço é muito interessante e parece estar bem preservado.

Abraço

Anónimo disse...

lembro-me dele do forte de quando era pequena o meu avõ jiro na sua farda guardava-o.
também já la passei a volta contigo: )

Suzi disse...

eu, pelo menos, tenho a desculpa de estar longe...
:o)

(belas fotos! quem disse que não???)