30 março 2009

Lido num ápice!

O rapaz do pijama às riscas

“…
- Nunca tinha reparado - disse numa voz pouco credível, quase para si mesmo.
- Nunca tinhas reparado em quê? Perguntou Shmuel.
Em resposta, Bruno estendeu a sua mão com as pontas dos dedos meio unidas.
- As nossas mãos – disse ele – São tão diferentes. Repara!
Os dois rapazes olharam ao mesmo tempo para baixo e a diferença era óbvia. Embora Bruno fosse baixo para a idade e nada gordo, a mão dele parecia saudável, cheia de vida. As veias não eram visíveis por baixo da pele, os dedos não eram pouco maiores do que tronquinhos definhados. Porém, a mão de Shmuel contava uma história bem diferente.
-Como é que elas ficaram assim? – perguntou
- Não sei - disse Shmuel – elas costumavam ser parecidas com as tuas, mas não dei pela mudança. Agora toda a gente do meu lado da vedação está assim...”


Nós conhecemos a História. Sabemos como foi e o que aconteceu. Porém, o choque é sempre o mesmo. É sempre como se fosse a primeira vez que tomamos contacto com a realidade.

6 comentários:

Luís F. disse...

Excelente livro!

Com um final, digo eu, surpreendente...

1entre1000's disse...

o meu irmão tb adorou, mas ele leu uma versão em inglês e eu sinceramente não ando com pachorra pra tal esforço... tenho q arranjar traduzido

Suzi disse...

Minha colega de trabalho se encantou com a leitura e agora vai me emprestar. Aliás, agora não; porque já havia alguém na fila, antes de mim.
E nos cinemas vai entrar em cartaz por esses tempos. Aqui, chamamos "O menino do pijama listrado".

;)

João o Protestante disse...

Mais um que anda na lista dos "seguintes" há algum tempo...mas caramba, a chegar a casa todos os dias depois das 22h...nem filmes nem livros nem nada!

Suzi disse...

Ué...
feriado nacional, hoje???

Silêncio geral!

Helena de Tróia disse...

o filme também é muito bom.