05 fevereiro 2009

Objectos de que gosto (5)

Imagem daqui

Botões. Isto a propósito do botão da gabardine que perdi ontem de manhã e que reencontrei à noite à porta de casa, no regresso do trabalho. Eu sei, o botão hoje em dia não tem uma importância especial numa peça de roupa. Mas nos anos 50/60, o botão era um objecto cuidadosamente escolhido. Muitas vezes servia simplesmente como elemento decorativo e era um toque final de elegância nalgumas peças. Há botões lindíssimos e nos mais diversos materiais como a madrepérola, osso, madeira, acrílico, ouro, prata e por aí… No que toca a decoração, gosto de ver uma taça de vidro cheia de botões e a sugestão da imagem, também não me parece nada mal.
E já que falamos de botões, acho um charme existir uma freguesia chamada Botão. Não é um mimo?

7 comentários:

Luís F. disse...

Começo a achar que a menina errou na profissão…

Devia ter o seu atelier de alta-costura!

:)

mfc disse...

E nessa altura ainda havia um jogo de rapazes que era o Botão... em que se atirava um botão contra uma parede, tentando que ele caísse o mais perto possível de um ponto pré determinado, ficando quem perdesse semo seu botão de competição...

MTOCAS disse...

LINDO :-)
Passei tb para deixar um beijinho e um abraço e q não me esqueci deste cantinho !!

1entre1000's disse...

eu ADORO botões!
e acho q uma peça de roupa tem super a lucrar com os botões certos, por outro lado uns botões feios ou fracos podem ser devastadores!
lembro-me na minha adolescência de ter uns suspensórios em elástico para usar com jeans, e a minha pobre mãe encheu-os de botões TODOS diferentes, eram simples geniais!
Hoje em dia tenho um casaco q adoro, tipo trench coat e tb tem botões diferentes e de diferentes tamanhas, girissimo o raio do casaco e intemporal!

1entre1000's disse...

outra coisa, este natal recebi um casaco, giro - sóbrio de couro preto, abri experimentei e pensei algo não joga aqui... eram os botões, levei o casaco comigo *a baixa do porto escolhi uns botões e agora mantem-se o casaco de couro preto sóbrio mas com uma certa griffe...

Suzi disse...

lembro de já ter ído às caças de botões especiais, de madrepérola, de osso, forrados...
tens razão: não se valorizam, mais, essas "peças de decoração"...

Miss Alcor disse...

Adoro botões!
A minha mãe é costureira, portanto tenho algumas dezenas aqui por casa, e nunca me canso de olhar para eles!
Acho que é um acessório tão importante como uns brincos ou um colar. Dá alegria ou tristeza a uma peça, e claro, torna-a apetecível, ou pelo contrário abominável!