17 fevereiro 2009

Do cinema

No rescaldo de Valquíria (que vi ontem), fica-me a mesma sensação de quando vejo filmes baseados em factos tragicamente reais. Apesar de saber antecipadamente o final, estou sempre com a esperança de que o mesmo seja diferente. Ontem torcia para que o atentado resultasse e o Hitler fosse pelos ares. Estou a lembrar-me do Voo 93 onde desejava intensamente que os passageiros dominassem os terroristas e o avião não caísse. É assim uma espécie de auto-preservação, acreditar que os factos podem ser alterados e com isso mudar o rumo da História. Mas é uma ilusão, eu sei! Quanto ao filme é mais uma boa lição de História, óptimos actores, boa realização e excelente fotografia.

7 comentários:

MTOCAS disse...

Ainda n vi este ;-)

Luís F. disse...

Isto tem sido uma loucura com os filmes... bolas! Este é um dos que está na lista entre outros...

PreDatado disse...

Ainda não vi, mas acho que sei como é que acaba.

1entre1000's disse...

outro para adicionar aos meus pendentes...

Suzi disse...

Adorei "Doubt" e achei a Penélope óoooootima em Vicky.
Mas uma perguntinha: a ordem de preferência está de cima para baixo ou o contrário???

:o))

Suzi disse...

kkkkkkkkkkkk
o comentário aí de cima era para estar no post do Luís F. kkkkk
Fiz uma confusão tremenda, entre processos, trabalho, blogs, janelas abertas e caixas de comentários.

Quanto ao Operação Valquíria, ainda não vi. Mas ouvi ontem, no rádio, que por mais que se conheça a história, a sensação é mesmo essa: a de que em algum momento tudo vai dar certo e Hitler vai "morrer de morte matada"...

Helena de Tróia disse...

Mas quando um flme é mesmo bom, tem esse poder. O poder de nos fazer crer que o final se calhar vai ser diferente, de apesar de sabermos como acaba faz-nos ter esperança de um final diferente. Isso é a verdadeira arte cinematográfica!