11 dezembro 2008

Paris, um outro olhar

Poder-se-ia dizer que ao sair do metro em Étoile, a sensação seria de déjà vu. Mas... puro engano! O Arco do Triunfo surge naturalmente em toda a sua imponência e parece-me que o vejo pela primeira vez. Vou contornando a Place Charles de Gaulle, para chegar à avenida dos Campos Elísios. Antes de começar a descer, olho para trás. O céu está cinza chumbo e das árvores caem gotas de água brilhantes, resultantes da chuva miudinha que caiu há pouco. Apetece-me imortalizar o momento e fotografo.
Chegada à Concorde, procuro a entrada para a exposição do Picasso, sigo a indicação do cartaz e o que eu já previa aconteceu, filas enormes e umas horas de espera pela frente. Desisti. O tempo desta vez não era muito para ser desperdiçado em espera e ver uma exposição no meio de uma multidão não faz sentido nenhum. Subi as Tulherias e fui até ao Louvre. Visita obrigatória à loja do museu para comprar uns postais. Olho o céu através da pirâmide e deparo-me com o topo de um dos Pavilhões. Um encanto!
Volto ao rio, atravesso para a margem esquerda e caminho até à Notre-Dame. Passo na Shakespeare & Company e como sempre não resisto a entrar. Aquela livraria tem um não-sei-quê de especial. Há lugares assim. Imperdíveis!
Revisito a Catedral e cá fora passeio-me pelo jardim lateral, antes de atravessar para a Île Saint Louis e seguir para o Marais. Espera-me um dos bairros mais encantadores da cidade….









8 comentários:

MTOCAS disse...

:-) hummm que bela esta descrição!
infelizmente isso das filas de gente para ver coisas é o que realmente me enerva...
curiosa que bairro é esse ?? Saint German... agurado a continuação :-)

as fotos continuam 5*****

Luís F. disse...

Estou a adorar esta reportagem fotográfica!

:)

Essa história das filas para ver a exposição é que foi uma chatice, mas numa cidade como Paris as alternativas são imensas...

Helena de Tróia disse...

Fantástica esta reportagem sobre a cidade onde vivi durante 4 meses já lá vão 14 anos....ainda não a revi depois disso... é urgente!!

Viajante disse...

Que saudades, que encanto.

Marais e Places des Vosges sempre!
Louvre, com loja ou sem loja, sempre!

Boulevard Saint Germain e o Quatier Latin, passando aqui pela Shakespeare & Company - RELIGIOSO!

Mais... queremos mais... :)

Abraço

marta r disse...

Hummm... a menina tá inspiradíssima!

Suzi disse...

Estou com minha leitura atrasada. Comecei a ler sobre Paris agora, por este post, e estou aqui, encanatada com a sutilieza da tua narrativa! Que descrição linda, Ccc! Senti-me caminhando ao teu lado (e desistindo da exposição também)!

Um tremendo presente de aniversário, hein!!

mfc disse...

O Marais é... "cosy"!
Desculpa o anglicismo.

magarça disse...

Que saudades de Paris! A Place des Vosges é o meu "cantinho" preferido, um encanto :) Boas férias!