17 novembro 2008

Registo de Viagens


No sábado tive uma reunião de trabalho em Viana do Castelo, o que me fez ir de Lisboa a Viana e voltar no mesmo dia. Não sobrando tempo para o lazer, ficaram-me três registos deste dia:

1- Já existe alternativa à velhinha A1 para ir até ao Porto. A A8 estica-se até Aveiro e depois a A25 leva-nos quase até aos Carvalhos. São mais seguras, porque têm menos movimento e por isso também mais rápidas. Há novas paisagens a descobrir, mais perto do Atlântico, com aldeias e vilas pitorescas, campos retalhados numa profusão de cores (neste caso outonais) deliciosas para o olhar.
2- Chegar ao Porto pela Ponte da Arrábida é sempre, para mim, um deslumbramento total. A beleza da cidade que se estende para o rio e depois até à foz tira-me a respiração. As pontes ligam as duas margens de forma majestosa. As palavras de Carlos Tê e a música de Rui Veloso fazem todo o sentido.
3- A reunião em Viana foi no Auditório da Biblioteca Municipal, que, para minha surpresa, é um dos três “mamarrachos”, que plantaram em frente à bela marginal ribeirinha da cidade. A linda baixa de Viana, com os seus prédios característicos, ficou agora com aqueles 3 blocos de cimento gigantes, assentados entre esta e o rio Lima. Poderiam ser blocos com alguma imaginação arquitectónica, mas não, nem isso. Não gostei!

…E é sempre a primeira vez
em cada regresso a casa
rever-te nessa altivez
de milhafre ferido na asa…
(Carlos Tê)

7 comentários:

Luís F. disse...

Deve ter sido cá uma canseira...

MTOCAS disse...

Ai :-) que bom !!!!
amei ver aqui espelhado estas palavras brilhantes vindo de uma pedra preciosa :-)

...sem chuva fica mais bonita :-)!!
ao contrario desses mamarrachos de Viana, Guimarães ganhou uma sala fantastica o Centro Cultural Vila Flor...que nasceu junto ao Palacio com o mesmo nome mas agora recuperado.
Não pode perder :-) da próxima vez que cá vier!!!Ou então alterar a reunião lolol
e que tal avisar que vai passar por cá lol
beijinho grd

1entre1000's disse...

ohhhhhhhhhhhh com mais tempo ainda tomavamos um café e eu exibia o meu filhote!!!! LOL

mfc disse...

Que estafa!
Mas gostei da forma positiva como encaraste a coisa.

PreDatado disse...

Eu andei pelos alentejos mas gosto de todo o nosso país. Claro que tal como tu digo não aos mamarrachos (e a outras coisas).

Viajante disse...

Fica a sugestão de um novo itinerário :)
A A1 é tão cinzenta...

Abraço

osátiro disse...

Por acaso não sabia da ligação da A8.
Obrigado pela dica.