02 junho 2008

Do futebol e dos seus efeitos


Todos sabem que a Selecção de Portugal partiu ontem para a Suíça, a fim de participar no Europeu 2008. Seria quase impossível que não soubessem, tal a cobertura mediática do acontecimento. Gosto de futebol e gosto sobretudo quando é a Selecção que está envolvida. Não sou dada a grandes exageros, no que diz respeito ao apoio visível. Dificilmente iria para o aeroporto despedir-me ou receber uma Selecção de futebol. Ontem a Selecção estava num Hotel aqui mesmo à porta de casa e nem me passou pela cabeça ir até lá dizer adeus. Sou, no entanto, capaz de aderir a esta onda de euforia, que se cria em torno de um grupo de homens que vão representar Portugal. Também coloco a bandeira na janela e acho genial a criatividade de alguns adeptos nas suas formas de apoio. Nas multidões que seguem a Selecção, não há clubes, nem partidos políticos, não há credos nem religiões, não há brancos, nem há pretos, há, simplesmente, pessoas. Que têm necessidade de esquecer por algum tempo o preço da gasolina, o aumento do arroz, a falta de peixe, os problemas na educação e na saúde. Precisam de gritar, de rir, de saudar, de …sonhar! Precisam de acreditar que Portugal é possível! Que Portugal tem futuro! Que Portugal é capaz! Se é preciso o futebol para que nos lembremos disso, pois que seja! Não é nenhuma vergonha, é simplesmente um motivo. Hoje tenho na memória a imagem de um emigrante Português que, ontem, com a ajuda de muletas, esperava no aeroporto de Genebra a saída do autocarro com a Selecção e que, depois de este passar, se virou para as câmaras da televisão e gritou bem alto por várias vezes”Amo-te Portugal, amo-te Portugal, bem-vindo Portugal!”

8 comentários:

Anónimo disse...

Ora aí está, uma página de boa escrita a saudar a nossa selecção. Parabéns.

MTOCAS disse...

:-)
A cobertura foi mesmo muito grande!!
Mas concordo contigo, pelo menos vemos a população um pouco mais feliz. Mas por outro lado temos que ser realistas e a selecção vai ser só um "benuron" para a doença... continuamos a precisar de uum bom antibiótico !

bjs

Francis disse...

É o ópio do povo.

marta r disse...

Pelo menos durante toda esta semana, as pessoas vão esquecer-se um pouco do preço da gasolina...
Com tudo o que isso tem de bom e de mau!

Luís F. disse...

Já somos campeões europeus e eu nem dei por isso?

:)

Mais parecia a celebração de um título internacional… mas como dizes, se não for o futebol é o quê? Festejemos então!!!

Portugal! Portugal! Portugal!

Suzi disse...

Se eu já gosto de futebol (embora também nunca tenha ído a aeroportos e hotéis), e se o Brasil, por óbvio, não está na Eurocopa, meu coração é legitimamente Germano-Português este mês! (se é que você me entende... LOL)

;o)

João o Protestante disse...

percebo o que escreves mas não posso deixar de achar que este circo está a tomar proporções estupidamente grandes! Afinal, andamos a passar modelos? A selecção é uma feira ambulante?

A culpa não é do povo! Comove-me estas manifestações de amor ao país...é lindo de se ver, mas a plolitica populista e de propaganda para sua auto-protecção do seleccionador nacional é que dá origem ao exagero. É atirar areia para os olhos do povo, porque que percebe o futubol por dentro sabe que há muita coisa que o sr scolari tende a camuflar com este folclore.

triss disse...

Pois cá estarei a apoiar a selecção e a ver os jogos, sempre que puder.E quero lá saber de políticas e do diz que disse...