16 maio 2008

Sopas e futebol, férias e descanso

Quem me conhece sabe que tenho pouca apetência pela cozinha. Tenho pena! Gostava de cozinhar bem e sobretudo gostava de gostar de cozinhar. Mas isso não acontece. No entanto há uma coisa que faço bem e frequentemente: sopa. Lá em casa todos os dias comemos sopa ao jantar. Normalmente são cremes ou aveludados (é o que faço melhor, cozinha-se tudo ao mesmo tempo, coloca-se a varinha mágica e... bom apetite) e de vez em quando sopa de entulho (aquela que tem tudo e mais alguma coisa e onde a varinha mágica não entra). Para não cairmos na monotonia, utilizo o esquema das sopas coloridas (laranja: abóbora, cenoura, castanha: feijão manteigaverde: espinafres, agrião, coentros, ervilhas, favas bege: grão, cebola, alho francês - vermelha: tomate, peixelilás: beterraba - arco-íris: a do entulho … e por aí, é só puxar pela imaginação). Acontece que, como os legumes verdes estão em maioria, a sopa verde acaba por aparecer mais vezes. Ontem assim foi. O meu filho que reclama sempre por comer sopa, que adora futebol e (azar o meu) é dragão convicto, dizia-me: bolas mãe só sopa verde, verde do Sporting. No Domingo se o Porto ganhar tens que me fazer uma sopa azul!!! Pois, perante isto não há imaginação que aguente! Foi-se, escapuliu-se, evaporou-se! E aqui estou eu à espera de sugestões. Alguém tem uma ideia de como fazer uma sopa azul? Por acaso até gostava de o surpreender!




Ora bem, para a semana esta menina está de férias. E já tem umas ideias na manga. Há um museu novo ali para Alcântara (o do Oriente se bem ouviram falar) e também a World Press Photo no Museu da Electricidade. E se o sol aparecer, há uns areais aqui à volta e se não aparecer há uns filmes que ainda não vi e uns livros que ainda não li e depois há aquela visitinha à cidade, obrigatória nesses dias. Vaguear sem direcção, perder-me nas ruas, subir e descer escadinhas, desencantar novos becos, descobrir lojas renovadas, rever os locais eleitos, pousar numa esplanada e ficar ali, simplesmente a observar. Até já, pois então!

14 comentários:

marta r disse...

Ah ah ah ah ... ele ia adorar a sopinha em tons dragão!

(acho que no filme da Bridget Jones havia uma sopa azul)

Agora, também me apetecia uma sopa para o almoço. Daquelas feitas com água, sal, um fiozinho de azeite e carradas de legumes vindos directamente da horta (e não de um pacotinho de pástico do Pingo Doce!)

marta r disse...

Olhe, e já agora, boas férias, sim?

Luís F. disse...

Sopa azul???
Só perdoo o R. porque é um moço porreiro, caso contrário…
Boas férias!!! E nessas visitas à capital, tenta dar um saltinho ao Miradouro de Nª Sra. Do Monte, vais adorar…

SC disse...

Sopa azul também não sei, talvez uma sopa fria com base em frutas... e recorrendo a um corante qualquer, como os que se usam nos bolos de aniversário, por exemplo.

Boas férias! Também quero ir visitar o museu e ver a WPP, mas não estarei de férias.

MTOCAS disse...

sugiro a tal parte do filme da Bridget Jones , cozer alguns legumes com um fio azul e logo a tinta sairá e dará uma tonalidade interessante á sopa :-)

Boas Férias e espero que por aí o tempo esteja melhor do que aqui !

Capitão Gancho disse...

Só um reparozinho, Feijão manteiga não dá sopa castanha..talvez beige...Feijão encarnado é que dá sopa castanha...Desculpe lá mas isto de feijões é comigo mesmo!

Ah e já agora o Museu do Monjardino ainda está com muita gente...afinal só tem uma semanita de vida, não saem de perto do " bébé"...
BF
(tradução: boas férias)

Francis disse...

Muito bom aspecto, as sopinhas.

Tambem estou a pensar ir ao Museu do Oriente, como já é a pagar pode ser que tenha menos gente.
Ao World Press Photo já fui, muito bom.

Boas férias.

Suzi disse...

queria ajudar-te na sopa azul, mas só me ocorre indicar-te um corante... rs*

e desde já, boas férias, ccc!!!!
aproveita!!
:o)

maria inês disse...

ainda de férias?

:)))))

maria inês disse...

uma vermelha, de peixe! que saudades que tenho de uma boa sopa vermelha!

Mocho_ao_Luar disse...

ahahaha essa das sopas é linda: tudo ao molho e fé em Deus que a varinha trata do resto.... Pela quantidade de ingredientes que mencionaste, ao menos parecem nutritivas...:| eheh
Sopa azul??? pois, só mesmo consultanto a roda cromática das cores e veres que misturas podes fazer para chegar a tal resultado. Se o rapaz fosse benfiquista ainda tinhas a vida facilitada: A ver se ainda é possível salvá-lo!;)

Os programas que são mencionados parecem mesmo excelentes!!! a ver se essa do museu não me escapa.
*****

P.S.: Boas férias!;)

1entre1000's disse...

ohhhhhhhhhhhhhh... nunca mais acaba este descanso... :(

maria inês disse...

quantos livros já devorás-te?

:)))

João Silva disse...

http://agarrem-nossenaoeumato-me.blogspot.com/ esta é a minha nova morada! desculpa ter desaparecido sem aviso mas estou de volta. ate breve