29 maio 2008

Momento, ligeiramente fútil

"Hair Spray" de Anita De Lucio

Hoje acordei com os cabelos em pé, literalmente! Quando me vi ao espelho até me assustei! Parece que andei numa guerra durante a noite. O cabelo é um factor importante nas nossas cabecinhas. Não conheço uma mulher que não tenha problemas com o seu cabelo. Se é morena, gostava de ser ruiva. Se tem o cabelo liso preferia ter caracóis. Se é ruiva, queria ser loura, se é loura, preferia de longe ser morena. O cabelo que gostávamos de ter, está sempre nas cabeças das outras mulheres. Quando se tem um cabelo tipo juba de leão, odeia-se os dias de chuva. Quando o cabelo é seco, o ódio vai inteirinho para o sol. No dia em que se percebe que apareceu o primeiro cabelo branco, instala-se o caos. Nunca mais as coisas serão como antes. Por outro lado, uma ida ao cabeleireiro, faz mais por nós do que uma sessão de psicanálise (e é mais barato… quer dizer, a rigor, a rigor, talvez não seja). Um cabelo bem tratado torna uma mulher atractiva, um cabelo mal tratado dá-lhe um ar desmazelado. Cabelos, uma das nossas perdições, até na poesia…

Cabelos doirados, ondeados, alados,
Que tecem coroas, com fios de sóis ...
Às vezes, pintados, cortados, trançados;
Às vezes, em cachos, anéis, caracóis...

Cabelos que espalham carícias, delícias...
Que medo que eu tenho de, um dia, perdê-las ! ...
Cabelos que eu vejo, que eu beijo, desejo,
Caídos, compridos, vestidos de estrelas . . .

Cabelos que lembram falenas serenas,
Bailando, brincando, vogando, ao luar . . .
Cabelos mais loiros que os loiros tesoiros
Dos raios solares, suspensos no ar...

Cabelo que as jóias constelam, estrelam,
Com flavos rebrilhos de céus tropicais...
Cabelos que trazem mais oiro nos cachos,
Que os régios penachos dos fulvos trigais. .

Cabelos de Fada de alguma balada . . .
Cabelos painentos! . . . Eu amo - ai de mim !
A criança que trança e retrança essas tranças
E tem os cabelos doirados assim...

Cabelos doirados, ondeados, alados,
Que tecem coroas, com fins de sóis...
Às vezes, pintados, cortados, trançados;.
Às vezes, em cachos, anéis, caracóis...

"Poema dos teus cabelos loiros" de Nilo Aparecida Pinto

8 comentários:

MTOCAS disse...

:-) Eu acordo sempre com os cabelos feitos num oito! Pergunto me n vezes como pode acontecer tal coisa... vou ao cabeleireiro e dura-me 1 dia maximo 2...
Mas o pior mesmo são a quantidade de cabelos Brancos que já possuo...
ao ler o teu post fiz a ligação com uma das coisas que tenho que fazer ... tentar cobrir o peso da idade :-)
bj sem electricidade estática

Luís F. disse...

Sábado vou tratar do meu... Máquina 3 e está feito!

marta r disse...

ah ah ah ah
Adorei este momento capilar!
Mas já lhe disse que está com um tom de cabelo muitíssimo bonito?

maria inês disse...

Cabelos, que praga, então os brancos, quando começam a aparecer!

não me digam que é bonito deixá-los naturais, há quem fique com charme, mas grande parte fica mesmo com ar desmazelado!

SC disse...

Eu reconcilei-me com o meu cabelo (e com os meus gostos) há anos, quando percebi que não podia ter outro tipo de cabelo, dado o meu feitio. :)
Liso, escorrido mesmo, que não dá trabalho nenhum: Lavar, secar em 3 minutos de cabeça para baixo, uma penteadela e já está. Se me esquecer da escova (como já aconteceu) os dedos servem, ninguém repara, de tão liso que ele é. :)
Vivo muito agradecida com ele. risos.

João o Protestante disse...

curioso falares em cabelo... não o tenho grande mas, para a semana por motivos de uma pequena e rotineira cirurgia tenho de o rapar! já viste o incomodo...vou ficar com as orelhas à dumbo!

osátiro disse...

Cabelos em desalinho.

Suzi disse...

"O cabelo que gostávamos de ter, está sempre nas cabeças das outras mulheres."

ahahahahaha!!! boa! boa! muito boa!!