23 janeiro 2008

Rituais


Estava aqui a pensar no tema para o post do dia, quando me lembrei da minha tertúlia matinal, no habitual pequeno-almoço, que tomo com uns amigos no café do bairro. De segunda a sexta-feira é um ritual que se repete, quase sempre à mesma mesa (as outras pessoas também são quase sempre as mesmas e é engraçado, como há uma espécie de território demarcado, ninguém se atreve a ocupar as mesas uns dos outros – quando aparece um outsider, que se antecipa e ocupa a mesa que não deve, é objecto de grandes interrogações e olhares de lado, por parte dos habituais).

Somos quatro, 3 mulheres e 1 homem. São, regra geral, vinte minutos de conversa animada entre o café e a torrada, que pode ir das coisas mais sérias aos maiores disparates. Temos todos, ocupações profissionais bem diferentes, uns dos outros. Talvez por isso, tenhamos sempre histórias também diferentes para contar. São momentos descontraídos, que incluem frequentemente grandes gargalhas. Começamos o dia em alta e se às vezes este se alonga depois, com complicações e problemas e acaba tenso e stressado, é certo que no dia seguinte lá estamos de novo a recarregar baterias. E tudo recomeça ….

8 comentários:

Anónimo disse...

não pude evitar sentir uma pontinha de inveja (sorry). é que eu já tive essas "tertúlias matinais" e, sinceramente, tenho mesmo muitas saudades. saudades de começar o dia bem, saudades de estar com pessoas fora do circuito casa-trabalho. claro que ao longo do dia acabo por ter esses momentos, mas de manhã é que vinha mesmo, mesmo a calhar ;)

marta r disse...

Um dia destes, vou ocupar a vossa mesa só para arreliar esta turma da manhã!!!
ah ah ah ah ah

Miguel S. disse...

Só me atrapalho um pouco com a questão de ser de manhã, mas, no resto, não podia estar mais de acordo. Que belo ritual!

Luís F. disse...

Tenho mau acordar, tertúlias matinais não são para mim… Depois de almoço, vá que não vá!

:)

Su disse...

Eu gostava, mas nem me atrevo... Não vão rogar-me uma praga e ainda me engasgar, só por estar sentada onde não devo :)

Anónimo disse...

Hum... acho que amanhã vou beber o meu café matinal num certo café e numa certa mesa...

Suzi disse...

Assim, de repente, como diria Martinha... esse post me lembrou o "Central Perk", de Friends.

Miss Alcor disse...

Isso é que deve ser um grande início de manhã!
Não me importava de ter assim umas tertúlias!!!