21 janeiro 2008

“Expiação”, o livro!

“Passadas seis décadas, descreveria como, aos treze anos, tinha feito o seu próprio percurso através de toda a história da literatura, começando pelas narrativas derivadas dos contos populares de tradição europeia, passando pelo teatro de simples intenções morais, até chegar a um realismo psicológico imparcial que descobrira sozinha numa manhã especial, durante uma onda de calor, em 1935.” In Expiação de Ian McEwan.

Gostei tanto do filme, que fui de imediato à procura do livro para ler. Felizmente constava da estante da M.
Tendo três livros de Ian McEwan, de que gosto muito, nem percebo como deixei escapar este excelente Expiação. Ontem li dois terços, logo à noite vou acabá-lo.
O filme é sedutor e pelo que já li é muito fiel ao livro. Tem uma fotografia fabulosa, um guarda-roupa perfeito, uma banda sonora cuidada e uma excelente interpretação. Como não conhecia a história, acabou por me surpreender. Não me alongo na mesma, para não defraudar as expectativas de quem ainda não viu e queira ver. Recomendo, simplesmente!

11 comentários:

Célia disse...

Custódia, fiz questão de ler o livro antes de ir ver o filme. Meti na cabeça que havia de ir ver o filme ontem à tarde e as últimas páginas do livro foram lidas já sentada na cadeira do cinema.
Julgo que nunca vi uma adaptação tão fiel de um livro ao cinema, foi simplesmente genial. Apesar disso, não se dispensa a leitura do livro, até porque nos dá uma visão mais aprofundada da mente das personagens. Mas muito bom, tanto o livro como o filme!!

Suzi disse...

Então, combinado. Estou na lista de espera.
;o)

marta r disse...

Concordo com a Canochinha... trata-se de uma adaptação muitissimo fiel ao livro, o que só traz vantagens!
Grande filme!

Luís F. disse...

Acabei por não ir ver... mas do próximo fim-de-semana não passa!!!!

SC disse...

Está na minha lista de filmes a ver!

Oz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel S. disse...

Ainda assim, continuo a achar que o livro faz mais pela minha imaginação.

1entre1000's disse...

tou super curiosa!!!!

Miss Alcor disse...

Quero MUITO, mas mesmo MUITO ler este!
E de preferência ver o filme também!

Apple disse...

Ainda não li (quero fazê-lo) mas encantei-me com o filme. Gostei de tudo (excepto do barulho dos pipoqueiros na cadeira do lado)

Anónimo disse...

estava com muita expectativa para ver este filme e sinceramente desiludiu-me...nao que nao tenha gostado...ate gostei do filme! mas por tudo aquilo que tinham dito e escrito nao o achei nada de especial...provavelmente o livro será melhor que o filme.