29 novembro 2007

Indo eu, indo eu ....

... a caminho de Viseu. Tal como na cantiga, lá vou eu até Terras de Viriato para mais uns dias de trabalho fora de casa.

Na nossa História, Viriato é um dos meus heróis preferidos. Levar um punhado de Lusitanos bravios, a derrotar as bem organizadas centúrias Romanas, era obra. Consigo facilmente imaginá-lo a escalar montanhas, inventando armadilhas para vencer o inimigo. Correr nas planícies, veloz como um veado. E tudo para não perder a liberdade. Só à traição, conseguiram vencer este pastor/caçador, que se fez soldado para não ver o seu povo dominado, por outro.

Tenham um bom fim-de-semana!

Este fuso é meu e de mais ninguém!

Há notícias verdadeiramente surpreendentes. Hoje de manhã ouvi na rádio a notícia de que o Presidente Hugo Cháves, fez sair mais um decreto. A Venezuela vai adoptar um novo fuso-horário. Novinho, em folha! No dia 9 de Dezembro vai atrasar, em 30 minutos, o seu horário oficial e assim fica diferente do Mundo inteiro!
Quem pode, pode!

28 novembro 2007

Momentos

Hoje de manhã, o meu rádio-despertador acordou-me ao som de Peter Gabriel.

De imediato viajei no tempo. Saudades dos grandes concertos de solidariedade humana. Amnistia Internacional, Live Aid, entre outros. A música pelos direitos humanos. Horas agarrada à caixinha mágica, numa mistura de emoções e sentimentos. Muitas vezes o despertar para injustiças desconhecidas. Grandes momentos musicais para despertar consciências.

Em baixo, ainda em tempo de apartheid, uma das interpretações de Peter Gabriel: “Biko”, A homenagem a Steve Biko um activista Sul-africano, que lutou contra o apartheid e morreu por essa causa. Para quem já não se lembra, o apartheid foi um regime que dava o poder aos brancos, obrigando os negros a viver separadamente, subjugados a regras impeditivas de livre cidadania. Este regime foi abolido no início dos anos 90 por Frederik de Klerk, que mais tarde partilhou um Prémio Nobel da Paz com Nelson Mandela.

Peter Gabriel Biko Live 1986

A homenagem a Steve Biko e a luta anti-apartheid

19 novembro 2007

Ontem foi assim…


A partir da pitoresca aldeia de Almoçageme, situada numa das vertentes da bela Serra de Sintra, caminhada de duas horas, entre montes e vales, direitinhos à Ponta da Ursa, em direcção ao Oceano Atlântico.














Paisagem deslumbrante, num lugar mágico: a Ponta mais Ocidental da Europa. Do outro lado as Américas…. Descida a pique, pela encosta escarpada em direcção ao mar, entre chorões, pedras soltas, ladeiras arenosas. Só nós e o Oceano Atlântico. Encontrada a plataforma para o pic-nic, cada um procurou a melhor rocha para descansar, recuperar energias e degustar as habituais iguarias. Partilham-se emoções, risadas, experiências e outras histórias. Os dias são curtos e o tempo passa rápido. O sol desce e mergulha no Oceano.
Há quem tente ver o raio verde e de imediato Júlio Verne vem à conversa. Eu quase que consigo ouvir o som do sol a tocar a água…. É mágico! Momentos depois, surge aos pouco a luz do Farol do Cabo da Roca na sua missão de sentinela, não vá alguém distrair-se ….

É a hora do regresso. Atacamos a subida íngreme, já com uma ponta de saudade. Até já, voltaremos em breve …..

15 novembro 2007

Eu, é mais isto .....

Suzi

Eu queria mais isto :)

A sina dos irmãos mais novos…


Isto a propósito de um episódio que presenciei hoje pela manhã. Uma mãe e dois filhos que deviam andar pelos 6 e 4 anos. O mais novo gritava: ” já te disse que não visto a porcaria desse casaco. Era do mano, não quero! Quero um novo só para mim!!!”

14 novembro 2007

Inverno, só para alguns!

Ouvi hoje na RFM, que Moscovo acordou sob um enorme nevão, que provocou gigantescas filas de trânsito, que no total perfizeram cerca de 500 km!!!!

E nós aqui, a um mês do Inverno, com temperaturas amenas e sem pingo de chuva. Que saudades de apetecer vestir uma camisolinha de lã ou beber um chocolate quente a meio da tarde, ou passar uma tarde de Domingo a ler um livro, ao som de uma música suave e a ouvir a chuva cair lá fora…....

Volta Outono! Nós perdoamos-te!

13 novembro 2007

Odette Toulemonde — Lições de Felicidade


Odette, heroína romântica, na casa dos 40, um nadinha surreal, vê o Mundo, pelo seu lado melhor. Atravessa a vida ao som da Joséphine Baker, sempre de sorriso nos lábios. Pode ser alguém, com quem nos cruzamos por aí!
O filme, sem grandes pretensões, apresenta-nos uma realidade credível e mágica ao mesmo tempo. Inspira-nos ternura e encantamento. Porque não descomplicar a vida? Essa é a mensagem ......
Tal como Odette, às vezes também me apetece dizer “calme toi C, calme toi ….”
Cinema em francês, como eu gosto. Vão ver, que certamente irão gostar!

Podem espreitar aqui!

09 novembro 2007

Doces pecados!

“Marrons Glacés”

A expressão por si só, já é sedutora! O sabor então…… é delicioso! Para fugir um pouco à rotina da castanha assada ou cozida, a que as temperaturas amenas não convidam, neste S. Martinho vou matar saudades das fantásticas “Marrons Glacés”.

Descobri esta delícia nos meus anos franceses e desde então sempre que o mês de Novembro se aproxima, começo a espreitar as lojas gourmet e afins, na mira da chegada das primeiras Marrons …… Quando aparecem é uma verdadeira orgia de sabor. Para acompanhar e porque um pouco de sofisticação de vez em quando faz bem, nada como uma taça de champanhe. É uma combinação perfeita!