29 março 2007

Frustrações e Sucessos!

1 - Nos Mundiais de Natação, que estão a decorrer na Austrália um Treinador Ucraniano, insatisfeito com a prestação da sua filha numa prova, agrediu-a fisicamente. Pode parecer um acto isolado, mas não é. A Natação é a minha área profissional e já vi pais e treinadores a agredir verbal e mesmo fisicamente filhos e atletas, por causa dos seus insucessos desportivos. Muitas vezes transferem-se para os atletas motivações que não são as deles e quando as coisas não correm bem, as frustrações levam a atitudes violentas.

2 - Entretanto as coisas estão a correr bem para a Selecção Portuguesa e já temos dois nadadores com mínimos olímpicos, uma meia-final e cinco recordes absolutos. Na fotografia, o nadador Pedro Oliveira (de Rio Maior), que hoje conseguiu o 13º lugar na eliminatória dos 200m Costas, o que lhe deu o acesso à meia-final, que terá lugar mais logo, por volta do meio-dia.







28 março 2007

Só 5?

Pois é, afinal o Sol é que faz o trabalho quase todo!

É hoje inaugurada no Alentejo (em Brinches, Concelho de Serpa), a maior central solar do mundo. O que me surpreendeu, é que só tem 5 postos de trabalho permanente!

27 março 2007

Lembrar

É o título do post que o João Silva colocou no "Agarrem-nos, senão eu mato-me!!!".
Eu chamar-lhe -ia Liberdade !!!
Leiam e vão compreender!

Gil Vicente

No Dia Mundial do Teatro

Farsa de Inês Pereira

“Logo eu adivinhei Lá na missa onde eu estava, Como a minha Inês lavrava a tarefa que lhe eu dei... Acaba esse travesseiro! Hui! Nasceu-te algum unheiro? Ou cuidas que é dia santo? INÊS Praza a Deos que algum quebranto? Me tire do cativeiro”

Pode ler o resto aqui.

22 março 2007

Bom fim-de-semana

Nos próximos três dias, estarei a trabalhar em Coimbra. Lembrei-me por isso, de vos deixar a Quinta das Lágrimas, para o fim-de-semana.
A Quinta das Lágrimas foi o cenário dos amores proibidos do Príncipe Dom Pedro por Dona Inês de Castro, uma fidalga galega, dama de companhia da sua mulher Dona Constança. Segundo a lenda, foi na Quinta das Lágrimas que Dona Inês chorou pela última vez, enquanto era trespassada pelos punhais dos três fidalgos a quem Dom Afonso IV, Rei de Portugal, encomendou a sua morte. As lágrimas então derramadas, terão dado origem à Fonte das Lágrimas (na foto). Nos Lusíadas, Camões imortalizou o amor de Pedro e Inês:

Estavas, linda Inês, posta em sossego,
De teus anos colhendo doce fruto,
Naquele engano de alma, ledo e cego,
Que a Fortuna não deixa durar muito,
Nos saudosos campos de Mondego,
De teus formosos olhos nunca enxuto,
Aos montes ensinando e às ervinhas
O nome que no peito escrito tinhas
Tenham um bom-fim-de-semana!

“Varia”

- Mais de 1,6 milhões de pessoas morrem todos os anos por não terem acesso a água de qualidade ou a higiene….

- Ontem na zona de Sintra, uma mulher de 60 anos foi atacada por quatro cães (alegadamente arraçados de rottweiller) e morreu. O proprietário dos cães, que vivia perto da vítima, já foi identificado e os cães recolhidos. Responsabilidades?

- “Apito Dourado” – Valentim Loureiro, vai hoje à TV contestar a sua ida a julgamento!!!

Oh yeah!



Afinal parece que também fomos nós! E quem o diz são os Australianos ....
Out Capitain Cook – In Capitão Mendonça!

21 março 2007

Ode à Primavera

Glória!

Depois do Inverno, morte figurada,
A Primavera, uma assunção de flores.
A vida
Renascida
E celebrada
Num festival de pétalas e cores.

Miguel Torga

19 março 2007

No Teatro

Já tinha falado aqui. Ontem fui assistir. Em boa hora!
Duas jovens actrizes fantásticas, uma encenação cuidada e criativa e uma peça emocionante. Sobre a velhice, os seus afectos e a falta deles, a solidão e as suas loucuras. Risos e lágrimas!

18 março 2007

16 março 2007

Bom fim-de-semana


Desculpem lá a vaidade, mas tem que ser!
Deixo-vos a última criação do meu filho, que fez para presente de Aniversário da nossa amiga Z.


Tenham um bom fim-de-semana!

Com dedicatória!


Não achas lindos?
Estás a ver que os fantasminhas até podem ser simpáticos?

15 março 2007

Bem-estar!


Está um dia lindo, por isso apeteceu-me postar qualquer coisa de harmonioso!

Pierre Bonnard(Grande salle à manger sur le jardin), 1934-35

13 março 2007

Sem comentários!

21h00 - o meu telemóvel toca e eu atendo:

Eu – Sim?
Ela – Estou a falar para o 96…….
Eu – Quem deseja saber?
Ela – O meu nome é xpto e estou a ligar-lhe da Empresa “não sei quê”, para informar que acabou de ganhar um fim-de-semana no Centro Turístico blá blá…
Eu – É engano com certeza, porque não conheço a Senhora nem a Empresa. Tenha um Bom Dia (e corto a chamada gentilmente)

Uns segundos depois o TM toca pela segunda vez:

Eu - Sim?
Ela – A chamada caiu. Eu sou a xpto e estou a falar da …. (interrompo de imediato)
Eu – Já ouvi da primeira vez e a chamada não caiu. Fui eu que desliguei depois de lhe dizer que era engano e desejar Bom Dia. E agora vou desligar outra vez sim? Adeus! (e desligo de novo agora já menos gentilmente)

E toca pela terceira vez. Olho incrédula para o ecrã e é o mesmo número. Decido não atender, mas depois a curiosidade é mais forte:

Eu – Sim?
Ela – Não é engano! O meu nome é … e estou a falar da Empresa ….. e Sra. ganhou …. Será que me pode dizer o seu nome e a sua morada para eu completar a base de dados?

Fico na dúvida se terei ouvido bem. Já não digo mais nada, corto a chamada num ápice e desligo mesmo o telefone, não vá ele tocar pela 4ª vez!

Eu sei que o mercado de trabalho está difícil, mas se optar por ser operador de tele-marketing pense duas vezes. Ou muito me engano ou é uma profissão que pode provocar danos irreversíveis no cérebro……

11 março 2007

Up-date











Assim de repente, até fomos mesmo às compras!
Lancei-me numa onda verde e fiz um up-date à decoração da minha sala.

(claro que agora vou ficar a pão e sopa até ao final do mês, mas isso também não interessa nada…)

09 março 2007

Bom fim-de-semana

Hoje senti saudades dos verdadeiros festins de queijo, que costumo fazer com o meu cunhado e uma das minhas sobrinhas, quando fazemos férias juntos, seja em França quando eu vou, ou por cá quando eles vêm.
Acho que amanhã vou às compras….


Tenham um bom fim-de-semana!

Momentos difíceis

…… o preenchimento da declaração de IRS.

Impossível não sentir uma imensa frustração!

Os impostos são necessários ao desenvolvimento de um País, pois são! Mas pagar impostos e ter um péssimo serviço de saúde pública, é frustrante! Pagar impostos e ter um furo num pneu porque a estrada tem um buraco, é frustrante! Pagar impostos e esperar 4 horas por uma informação necessária, num serviço de atendimento público, é frustrante! Pagar impostos sobre a totalidade do nosso salário de trabalhador dependente, sem fugir ao fisco um cêntimo que seja e constatar que muitos dos empresários da nossa praça declaram salários mínimos, é frustrante!
Por tudo isto e por muito mais, tendo acabado de preencher a minha declaração de IRS, sinto uma imensa frustração…..

08 março 2007

Inevitavelmente....

Dia Internacional da Mulher - Porquê o dia 8 de Março ?



Era uma vez uma fábrica de têxteis em Nova Iorque, onde no dia 8 de Março do ano de 1857, as operárias entraram em greve, ocupando a fábrica, tendo como objectivo a redução de um horário de trabalho de mais de 16 horas por dia, para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, ficaram fechadas na fábrica em questão, onde, entretanto, deflagrou um incêndio. Em consequência, cerca de 130 mulheres morreram queimadas.

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido (em homenagem àquelas mulheres e a outras que nos anos seguintes continuaram a manifestar-se,) comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá, o movimento a favor da emancipação da mulher tornou-se uma realidade por todo o Mundo.

A celebração deste dia pretende, entre outros, restabelecer a dignidade da mulher, levando a uma tomada de consciência do valor da mesma enquanto pessoa, perceber o seu papel na Sociedade, contestar e corrigir preconceitos e limites que sempre lhe foram impostos.

Hoje em dia, apesar da evolução da situação, há Países onde a dignidade da Mulher continua a ser espezinhada e mesmo nos Países ditos civilizados, continuam a verificar-se descriminações e episódio degradantes.

Apesar de não ser uma adepta por aí além dos dias internacionais disto e daquilo, penso que existem matérias onde os mesmos continuam a justificar-se. Esta é uma delas!

07 março 2007

Memórias

A propósito do Aniversário da RTP, que faz hoje 50 anos, esta manhã um animador de rádio falava na Abelha Maia e nas boas recordações que esta lhe trazia.

Eu como sou jurássica recuei mais no tempo e do baú das minhas memórias saltaram de imediato o cão Franjinhas e toda a trupe do Carrossel Mágico, que faziam as delícias da criançada da altura.


Entretanto, uma outra lembrança surgiu, o “Daktari” !

A série passava-se em África e era sobre um veterinário que aí trabalhava e a quem os locais chamavam Daktari, que queria dizer doutor num dos dialectos africanos. Lembro-me que as mascotes da família eram um chimpanzé e um leão (!?!)

Que emoção ….

06 março 2007

Farol na falésia


Hoje recebi um daqueles e-mails com muitas fotografias. Uma delas era esta.

Gostava de viver num farol!
Ter uma imensidão de mar pela frente, sentir a força do vento nos dias de tempestade e ver a luz brilhante sempre alerta.
Autentica sentinela, sempre de vigia, o farol avisa aqueles que andam no mar, guiando-os por águas seguras.
Quando era miúda e lia Enid Blyton, imaginava mil aventuras vividas perto de um farol. Mais tarde “Jamaica Inn” e “Rebecca”, pelas inúmeras referências a naufrágios provocados, traziam de volta a necessidade absoluta da sua existência.
Hoje em dia quando tenho a oportunidade de visitar um farol, continuo a encontrar lugares mágicos e misteriosos, a fazer voar a imaginação.

05 março 2007

Jane Austen



Estreou ontem em Londres “Becoming Jane”, um filme sobre a juventude de Jane Austen. Vou ficar a torcer para que chegue às nossas salas.


Para além de ter uma inclinação especial pela Inglaterra dos Séc. XVIII e XIX, tenho paixão pela escrita de Jane Austen. Dos seus seis romances, há três que fazem as minhas delícias: “Sensibilidade e Bom Senso”, “Orgulho e Preconceito” e “Ema”, que grande parte das pessoas conhece das adaptações ao cinema. Recomendo no entanto a sua leitura. A riqueza dos detalhes perde-se na adaptação. São excelentes crónicas de costumes, sempre com heroínas muito bem estruturadas, na luta pela sobrevivência numa Sociedade Inglesa presa às aparências e à divisão de classes.
“Persuasão”, “Mainsfield Park” e a “Abadia de Northanger” são os outros três livros igualmente ricos e cativantes.

Um sinal


Eu gosto do Inverno, mas também gosto do aproximar da Primavera. E os sinais da sua chegada já estão por todo o lado. Hoje ao sair de casa, dei de caras com um belo lírio. Coloriu de imediato a segunda-feira!

02 março 2007

Bom fim-de-semana!


Esta Menina amanhã vai esconder-se a partir das 21.30 (hora TMG de Lisboa). Se as nuvens não nos pregarem a partida, vamos lá olhar o céu?
Desta vez é só mesmo para os privilegiados que estão na Europa, na África ou na Ásia Ocidental.
Os outros podem sempre admirar as estrelas ......



Tenham um bom fim-de-semana!

01 março 2007

Sugestão!

Estreia hoje e fica em cartaz até ao dia 1 de Abril, a peça “Aniñando”, encenada pela minha amiga Sofia Cabrita.
Está na Sala Estúdio do Teatro da Trindade em Lisboa e o bilhete de entrada tem o preço único de 8€ (ainda há desconto para quem tem cartão do Inatel)
Fica a sugestão!