13 março 2007

Sem comentários!

21h00 - o meu telemóvel toca e eu atendo:

Eu – Sim?
Ela – Estou a falar para o 96…….
Eu – Quem deseja saber?
Ela – O meu nome é xpto e estou a ligar-lhe da Empresa “não sei quê”, para informar que acabou de ganhar um fim-de-semana no Centro Turístico blá blá…
Eu – É engano com certeza, porque não conheço a Senhora nem a Empresa. Tenha um Bom Dia (e corto a chamada gentilmente)

Uns segundos depois o TM toca pela segunda vez:

Eu - Sim?
Ela – A chamada caiu. Eu sou a xpto e estou a falar da …. (interrompo de imediato)
Eu – Já ouvi da primeira vez e a chamada não caiu. Fui eu que desliguei depois de lhe dizer que era engano e desejar Bom Dia. E agora vou desligar outra vez sim? Adeus! (e desligo de novo agora já menos gentilmente)

E toca pela terceira vez. Olho incrédula para o ecrã e é o mesmo número. Decido não atender, mas depois a curiosidade é mais forte:

Eu – Sim?
Ela – Não é engano! O meu nome é … e estou a falar da Empresa ….. e Sra. ganhou …. Será que me pode dizer o seu nome e a sua morada para eu completar a base de dados?

Fico na dúvida se terei ouvido bem. Já não digo mais nada, corto a chamada num ápice e desligo mesmo o telefone, não vá ele tocar pela 4ª vez!

Eu sei que o mercado de trabalho está difícil, mas se optar por ser operador de tele-marketing pense duas vezes. Ou muito me engano ou é uma profissão que pode provocar danos irreversíveis no cérebro……

15 comentários:

Miss Alcor disse...

Por muito que me custe vou ter que dizer isto: O meu desespero já foi tanto que concorri a uma empresa de telemarketing... foi pouco o tempo que lá estive, porque realmente causa danos no cérebro!
O que se passou contigo foi o truque mais velho de todo o sempre: assumir que a chamada caíu e voltar a tentar...
A empresa onde estive era americana...se calhar os truques funcionam lá, mas aqui não!!!
Quanto a mim, só me resta continuar a castigar-me com jejum e chicote, por algum dia ter tentado sequer fazer tal coisa!!!

Anónimo disse...

Concordo com a Miss Alcor: a maioria dos recrutados para os call centers de telemarketing é jovem e está ali um pouco em desespero de causa. Agora, há limites, sobretudo de paciência para quem, do nada, é brindado com tamanho engodo.

Capitão Gancho disse...

Faz como eu e responde:

Acabou de ligar para uma pessoa que já morreu....

Nem imaginas a voz a gaguejar do lado de lá, até mete pena.
Mas se perguntarem quem fala, não digas que és o morto.

marta r disse...

Eu tenho pena das pessoas que se vêem obrigadas a recorrer a empregos destes....

Eu preferia lavar escadas!

VICIADOS EM CAFÉ disse...

O pior de tudo é que ele colocam o gerúndio onde não devem.
Ex: "Estaremos entrando em contato; Estaremos retornando a chamada; Estaremos perturbando vc outra hora..."

Unknown disse...

Eu não tenho pena porque trabalho é trabalho e este dignifica sempre a pessoa por pior que seja.
Eu costumo tratar bem as pessoas que ligam para mim.

Só não admito uma coisa: falta de educação!

Sinto que as pessoas que trabalham nos Call Center estão a ficar cada vez mais mal educadas.

Exemplo: tive de ligar para a linha de apoio do meu cartão de crédito (Visa Universo).

Após uns minutos de conversa a pessoa do outro lado levanta-me a voz!

Disse "muito bem. A partir de agora quero falar com o seu supervisor".

Resposta: "o Sr. Supervisor está a jantar e não pode atender".

Minha resposta: "muito bem, fico em linha e aguardo que o Sr. chegue.". Nisto ponho o telefone em voz alta.

Do outro lado, a pessoa chama o meu nome e diz que quer falar comigo. Não respondo. Diz que vou ter de aguardar 1 hora.

Resposta minha: "Meu senhor a partir de agora não falo mais consigo. Se quiser desligue a chamada".

Passam 5 minutos, 10 minutos, 15 minutos ... após 20 minutos lá veio o supervidor (suponho) com um pedido de desculpa e que me tratou do problema.

Enfim ... não tinha muito que fazer e tenho uma tarifa plana na PT Comunicações para números fixos nacionais.

Luís F disse...

Uma verdadeira praga, sem dúvida. Mas, infelizmente, um mal necessário... O Telemarketing emprega muita gente e nem todos estes serviços têm uma atitude tão agressiva. É um trabalho extenuante (também já passei por isso), paralisa o cérebro e embrutece o espírito, mas resolve e facilita a vida a muitas pessoas…

gnoveva disse...

sim, provoca danos irreversíveis, principalmente na paciência com o outro. também já passei por isso (tu também luís f?!) e custa muito não acreditar no que se faz, mas mesmo assim, ter de chatear as pessoas até à exaustão e ouvir de tudo.

agora, sempre que me telefonam, atendo, ouço.. afinal, são colegas..

Anónimo disse...

De facto tenho pena das pessoas que trabalham em telemarketing, deve ser angustiante ter por função passar o dia a chatear a paciência de inocentes...

João Silva disse...

HÁ ALTURAS em que dava jeito mandar a delicadeza á fava e mandar alguém pra casa do "tio" mais velho!

asdrubal tudo bem disse...

já me aconteceram situações semelhantes e apesar de saber que realmente as pessoas têm que fazer pela vida situações há em que não dá para aturar esse tipo de abordagem ainda para mais sabendo que são um bando de vigaristas.

Suzi disse...

volto mais tarde pra ler tudo e comentar.
passei pra dar beijo!
:o)

Suzi disse...

No Brasil, eu já suspeitaria de um "trote". Finalidade de pegar o endereço de incautos, para outros fins. É a violência que já nos ocorre mesmo diante de "simples" ligações de atendentes de "call centers".
Que horror...

Mocho_ao_Luar disse...

eheheh até parece que contado ninguem acredita!
Como já trabalhei ai e sei de pessoas que tb trabalharam nesse meio, posso informar que os operadores podem ser muito vingativos. Ou apenas ignorantes!:P

bjs

Nessita! disse...

Concordo com a Suzi. Se fosse aqui no Brasil, eu já suspeitaria que é tentativa de seqüestro, algo ligado à violência... É triste, mas verdadeiro.