05 março 2007

Jane Austen



Estreou ontem em Londres “Becoming Jane”, um filme sobre a juventude de Jane Austen. Vou ficar a torcer para que chegue às nossas salas.


Para além de ter uma inclinação especial pela Inglaterra dos Séc. XVIII e XIX, tenho paixão pela escrita de Jane Austen. Dos seus seis romances, há três que fazem as minhas delícias: “Sensibilidade e Bom Senso”, “Orgulho e Preconceito” e “Ema”, que grande parte das pessoas conhece das adaptações ao cinema. Recomendo no entanto a sua leitura. A riqueza dos detalhes perde-se na adaptação. São excelentes crónicas de costumes, sempre com heroínas muito bem estruturadas, na luta pela sobrevivência numa Sociedade Inglesa presa às aparências e à divisão de classes.
“Persuasão”, “Mainsfield Park” e a “Abadia de Northanger” são os outros três livros igualmente ricos e cativantes.

12 comentários:

Anónimo disse...

Só li o Orgulho e Preconceito, que adorei.

Também adorei o filme, por isso mal posso esperar por ver este...

Suzi disse...

Ai, gente... Quanta coisa linda há para se ler!! Vontade de ter/ler tudo!!!!
;o)

Bj!

Anónimo disse...

Não sendo eu um fã particular de Jane Austen, concordo contigo Custódia: um filme, por melhor que seja, não deve substituir o prazer da leitura (até porque a grande maioria das adaptações cinematográficas fica sempre muito aquém da obra). Um bom dia!

marta r disse...

Eu também vou querer ver!
Gosto desta rapariga.

Miss Alcor disse...

Ai que esta eu ainda não sabia!!!

Este não posso perder! Adoro a Jane Austen e o Orgulho e Preconceito é claramente o meu livro predilecto de todos os tempos.

Mal posso esperar!

Luis disse...

Venho agradecer e retribuir a visita!

susana disse...

ummm... a alegria da Primavera e agora Jane Austen! o dia está a ser mesmo colorido, não? ainda bem :)

Anónimo disse...

A menina caminha perigosamente para a barreira das " 60's ".
A sobrevivência da sociedade inglesa e a luta das classes, não foi só em inglaterra. Não concordo que os filmes fiquem áquem dos livros, aliás muitas vezes conseguem-se prodigiosos filmes com livros que...não valem assim tanto.
Para um português deste tempo, esta não era uma Inglaterra muito famosa, que vivia um bloqueio económico imposto pelos Franceses e que nos levou a um tratado ridiculo de vassalagem (Methuen). Sou muito critica em relação a estes Ingleses pomposos, que nos roubavam para proteger de outros males, segundo eles, maiores.Agora a Inglaterra é outra, é a do Chelsea de Mourinho, o tal Português que tiveram que engolir sem bloqueios nem tratados.
Bem feita.
A única coisa boa é que estes " bifes " cairam de amores pelo Vinho do Porto e não conseguem viver sem ele, pois tornaram-se completamente dependentes.Ah ah ah

Luís F disse...

Nunca li nenhum livro da Jane Austin, mas vi duas adaptações das suas obras no cinema e gostei bastante, principalmente de “Sensibilidade e Bom Senso”.

Mocho_ao_Luar disse...

Fica a dica. obrigado!:)

Lady Mizar disse...

Apaixonei-me pela Jane Austen há pouquíssimo tempo... o Orgulho e Preconceito é um romance intemporal... Vou aguardar o filme e torcer para que não nos defraude!

Abraço,
Mizar

Jade disse...

Cheguei aqui pelo blog da Suzie, e encontrei afinidades... eu adoro esse tipo de filme, não li nada dela, mas assisti todos esses filmes...
Beijos!!