07 fevereiro 2007

Grande?

“Durante mais de 30 anos António de Oliveira Salazar governou Portugal com punho de ferro. Através de um regime nacionalista, autoritário e repressivo despolitizou-se, desmobilizou a participação cívica dos portugueses e criou uma única e determinada imagem do país. Pretensamente sem conflitos, problemas, miséria e dificuldades, segundo a norma de «o que se parece é». Mas os homens e mulheres de então tinham fome, viviam amordaçados pelo lápis azul dos censores, controlados por escutas telefónicas ou violação do seu correio, intimidados pelos informadores que colaboravam com o regime. Atormentados pelas torturas da estátua ou do sono perpetrados pela PIDE. Julgados por tribunais fantoches onde a liberdade ficava à porta e onde os próprios advogados passavam a réus. Se a sua atitude fosse considerada suspeita eram saneados, impedidos de exercer a função pública, exilados ou deportados para campos de concentração, ou simplesmente assassinados. Estes homens e mulheres têm um rosto, sofreram a repressão, enfrentaram-na de forma corajosa e muitos morreram de forma heróica a combatê-la. São as Vítimas de Salazar”


Esta é a sinopse do livro Vítimas de Salazar dos historiadores João Madeira, Irene Flunser Pimentel e Luís Farinha.
Recomenda-se a leitura a todos os que andam a votar no ditador, para vencedor do Concurso “Os Grandes Portugueses”.

13 comentários:

1entre1000's disse...

não cosigo de todo entender os fundamentos da votação desse programa, os portugueses sem dúvida que me espantam a cada dia...

Lady Mizar disse...

A verdade é que ele foi grande... um grande idiota!!!

Luís F disse...

(Ah! Só reparei agora que a obra de arte do seu rebento está a embelezar o seu blog... e que bem que fica!)

Quanto ao Salazar e ao referido programa, não tenho nada a dizer, acho tudo uma grande idiotice...

Miss Alcor disse...

E eu ainda não consigo compreender como é que, com 100 Portugueses a votação, ele conseguiu chegar aos 10 últimos!!!

Não digo mais nada!

Anónimo disse...

É verdade sim srª, mas também não consigo perceber como é que o Pinto da Costa entrou no raking, ainda para mais em 17º lugar, se não estou em erro...

menir disse...

Palermas e retrógrados, infelizmente há em todo o lado...
(Se a obra de arte é de facto do teu rebento tenho a dizer que promete e muito, fiquei de queixo caído).

marta r disse...

Cheira-me que os que andam a votar no Salazar nem sequer sabem ler...

Anónimo disse...

GRANDE é o AUTOR do quadro!!! que
"está a embelezar o teu blog ... e que bem que fica!" disse o Luís F e muito bem!!!
Gosto muito desse quadro!

Anónimo disse...

Pequeno, muito pequeno :(

No mais, concordo ali com o Zé, Grande é o teu filho, que sendo uma pessoa especial consegue fazer esse quadro lindo e outros que eu já vi.
Parabéns ao R!

Anónimo disse...

Ainda há dias tinha comentado este assunto com a Marta. Tudo se encaminha para um "duelo" entre Salazar e Cunhal. Acho que isto dá um retrato espantoso do país que somos. Um foi, goste-se ou não, um ditador; o outro, apesar de se ter batido pela liberdade, defendeu até morrer o ideal de um regime bacoco e muito pouco respeitador dos direitos à individualidade como foi o Soviético. (Mais) palavras para quê.

Unknown disse...

Será que não se consegue fazer um pouco de análise histórica e tentar perceber como apareceu a personagem do Dr. Salazar? E já agora tentar perceber as razões históricas que levaram ao aparecimento de um Dr. Álvaro Cunhal?
Sobre o Dr. Salazar lembro-me do meu Pai me contar que o seu Avô (logo meu Bisavô) se lamentar que um certos senhores de uma certa I República lhe confiscavam os produtos que colhia dos seus campos. Uma vez fartou-se e expulsou os ditos senhores a tiro de espingarda. As pessoas de altura estavam fartas destes senhores da tal 1ª República.
O Dr. Cunhal aparece quando as pessoas se fartaram dos senhores do golpe militar.

Anónimo disse...

Percebeu que um dos autores é "Luís F..."???
Feliz coincidência, tinha tudo pra ser um grande escrito!
;o)

Alexandra disse...

E depois o povo queixa-se...